Para além dos projetos de investigação científica, o nosso clube possui também uma vertente de divulgação científica junto dos mais novos. Semanalmente, um grupo de professores de Biologia e Geologia e de Físico-Química tem promovido a exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no pré-escolar e 1º CEB, através do aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e curricular. São dinamizadas várias atividades prático-experimentais em todas as turmas do pré-escolar e 1º CEB do agrupamento. Os equipamentos são os de laboratório escolar e os materiais utilizados são os habituais consumíveis.

As atividades do projeto iniciaram, este ano letivo, a 22 de outubro. Decorreram em duas sessões semanais, às terças e quartas-feiras, das 9h30 às 11h30.

Iniciámos pelo grupo do pré-escolar. As sessões do pré-escolar destinaram-se a crianças com 5 ou mais anos de idade. Recebemos oito Jardins de Infância do agrupamento de escolas de Mira: dois grupos de Mira, dois da Praia de Mira, um da Lentisqueira, um do Casal de S. Tomé, um dos Carapelhos e um de Portomar num total de 67 crianças. Realizaram- se duas atividades: a espuma colorida e a caça às conchas/fósseis.

A 12 de novembro iniciámos as atividades destinadas aos alunos do primeiro ciclo. Na primeira fase recebemos alunos do 1º e 2º ano oriundos das escolas básicas de Mira, Praia de Mira, Portomar, Seixo de Mira, Lagoa de Mira, Lentisqueira, Casal de S. Tomé e Carapelhos, num total de 174 crianças. Foram realizadas as seguintes atividades: “Flutuação”, “A forma da água” e “Dissolve ou não dissolve”.

A 7 de janeiro começámos a dinamizar as atividades para grupos do 3º e 4º ano do 1º ciclo. Desenvolvemos atividades de “Introdução à microscopia”, “Cálculo do Índice de Massa Corporal” e “Encher balões sem esforço”. Estas atividades destinaram-se aos alunos das escolas básicas de Mira, Praia de Mira, Portomar, Seixo de Mira, Lagoa de Mira, Lentisqueira, Casal de S. Tomé e Carapelhos, num total de 183 crianças.

A 12 de fevereiro iniciámos a segunda fase, com atividades diferentes, para os mesmos grupos de alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo. Embora, inicialmente, fosse previsível que todas as escolas básicas do agrupamento comparecessem e participassem nesta segunda ronda de atividades, devidos ao encerramento das escolas, a 13 de março, em virtude da pandemia –Covid 19, nem todos os grupos de alunos puderam participar. Estiveram presentes alunos das escolas básicas de Mira, Praia de Mira, Portomar e Seixo de Mira, num total de 111 alunos. Realizaram as seguintes atividades: “Areias movediças”, “Microscopia- observações” e” A garrafa que fuma”. Foram impedidos de comparecer, pelos motivos já citados, 72 crianças, os alunos das escolas básicas de Lagoa de Mira, Lentisqueira, Casal de S. Tomé e Carapelhos.