Este trabalho foi realizado pelos alunos do 10.º ano de Ciências e Tecnologia, na disciplina de Física e Química A, com a colaboração dos alunos do Clube CarMic - Clube Ciência Viva na Escola.

Foi sorteado a cada aluno de 10.º ano um ou dois, dos 118 elementos químicos da Tabela Periodica, para que fizessem a caracterização sumária do elemento. A informação recolhida pelos alunos foi inscrita, na frente e no verso de um círculo de 8 cm de diâmetro, colocado dentro de uma esfera transparente que constituíu uma das 118 "Bolas de Natal" que embelezaram a "Árvore Periódica de Natal". A informação relativa a cada elemento químico foi da responsabilidade dos alunos, supervisionada pelos respetivos professores.

A montagem da Árvore Periódica de Natal foi da responsabilidade professores do clube CarMic, contando com a colaboração dos alunos do Clube (60) e de alguns alunos do 10.º ano de Ciências e Tecnologias.

Dado o local em que esta se encontrou exposta, átrio da escola sede do agrupamento, e o período de exposição (6 de dezembro a 15 de janeiro) foi observada e explorada por muitos elementos da comunidade educativa, cumprindo o seu propósito.

Esta iniciativa, integrada no Projeto Motiv@, teve como objetivo encerrar as Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, que celebrou 150 anos em 2019.