Quem pode participar?

Acompanhados pelos pais, irmãos, tios, avós ou encarregados de educação, podem participar alunos de todos os níveis de ensino (do Pré Escolar ao Ensino Secundário), do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Nesta iniciativa podem contar, ainda que à distância, com o apoio da Equipa do Clube, Professoras Bibliotecárias e dos vossos Professores.

O que fazer?

Os trabalhos a elaborar devem, sempre que possível, estar relacionados com as temáticas gerais do funcionamento do nosso Clube Ciência Viva na Escola (Ciências Naturais, Tecnologia e Aeronáutica) mas também podem abranger outras áreas do conhecimento, que sejam do vosso interesse (Matemática, Físico-Química, Ciências Sociais…).

Os trabalhos devem ser acompanhados com um breve resumo, máximo de 2 páginas (consultar ANEXO), contendo os objetivos, materiais, métodos, discussões, resultados, e podem ainda incluir registos fotográficos, ilustrações, vídeos ou podcasts.

O envio dos trabalhos poderá ser feito de duas formas:

 -formato digital para o email do CCVE:

clubecienciavivaaeps@gmail.com

aeps.bes@gmail.com

 -mensagem/Whatsapp ao vosso Educador/Professor ou Diretor de Turma, que enviará para o CCVE.

Quando decorre o Festival “A Ciência lá de Casa”?

Neste tempo de isolamento social, queremos que todos os nossos alunos se sintam seguros em casa, mas que, continuem a aprender na companhia daqueles que os acompanham em casa e dos seus professores, disponíveis à distância de um clique.

Deste modo, a 1º Edição do Festival “A CIÊNCIA LÁ DE CASA” será num formato não presencial para garantir a segurança de todos. Os trabalhos podem ser enviados até ao final do mês de maio.

 

Critérios de Avaliação

Todos os trabalhos apresentados serão apreciados e avaliados por um júri de professores e investigadores, convidados para o efeito que terá em conta os seguintes critérios:

✓ Conteúdo Científico

✓ Originalidade

 

Os trabalhos serão todos divulgados online na Página do CCVE e da Biblioteca Escolar, na Rede de Clubes Ciência Viva Nacional e na Página do AEPS.

 

Todos os trabalhos irão fazer parte do e-book “A CIÊNCIA LÁ DE CASA”, produzido com o apoio da Biblioteca Escolar.

 

 

Apoio à participação

São distinguidos os três melhores trabalhos, por nível de ensino:

ü  Pré-Escolar

ü  1º Ciclo

ü  2º Ciclo

ü  3º Ciclo

ü  Ensino Secundário

Estes trabalhos têm a atribuição de vários galardões (materiais necessários à construção dos módulos científicos experimentais, kits científicos, livros, brindes, troféus e um prémio surpresa…).

Tendo em vista premiar o esforço, todos os participantes (alunos e familiares) recebem um Certificado de Participação. Caso o júri considere, poderá ainda haver a atribuição de menções honrosas a alguns dos trabalhos.

Dicas a Reter!

ü  É importante que te divirtas em família com este projeto!

ü  Podes tirar ideias nos Manuais Escolares ou na Internet.

ü  Em caso de dúvida ou necessidade de apoio podes contactar a Equipa docente ( 935076147 / 962855030 ).