Uma vez por semana será desenvolvido uma atividade experimental, de cSTEAM ou de “Creative thinkering” pelos alunos, no âmbito das Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática ou Informática, em Ciência em Ação (oferta complementar ou clube) ou numa aula de outra disciplina. As atividades devem ser o mais interativas possível. Alguns exemplos de atividades são: montagem de circuitos elétricos simples, em série, em paralelo, e com limões; desmontagem de telemóveis e computadores inoperacionais e construção de robôs de vibrar; bioplásticos, velas recicladas e perfume sólido; replicação do ciclo da água em contexto de sala de aula; estados físicos e mudanças de estado; magnetismo; preparação de soluções a partir de solutos sólidos; técnicas de separação de misturas; outras.

Esta ação teve como objetivos:

-Promover o ensino experimental das Ciências;

-Desenvolver a literacia científica da comunidade educativa;

-Desenvolver o pensamento crítico e criativo;

-Reforçar o papel do conhecimento científico na vida atual;

-Divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos na área das Ciências;

-Incentivar o estudo das Ciências.