As turmas do 3⁰ ano das EB1 do Alto da Bandeira, Silvares, Salgueiral e Mascotelos, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, nos dias 7, 13 e 14 de novembro, respetivamente.

A visita decorreu de forma muito entusiasta para todos os envolvidos, sendo que, à chegada ao Planetário do Porto, as turmas foram recebidas por dois responsáveis do Planetário do Porto – Clube de Ciência Viva, Filipe Pires e Ricardo Reis. Logo à chegada foi também realizada a observação do Sol com um telescópio, sendo que alunos e adultos ficaram maravilhados com a experiência.

Seguidamente, cada turma foi para um laboratório onde foram explanadas informações sobre o Sol, a Lua e as fases da Lua. Todos seguiram as explicações com bastante interesse e participação ativa.

Para finalizar a atividade, as turmas foram encaminhadas para uma sessão imersiva, Vítor à descoberta do Sistema Solar, a primeira produção digital do e para o Planetário do Porto – CCV. O Vítor e os visitantes fizeram uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficando a conhecer melhor o nosso Sol, exploraram todos os planetas principais, e ainda encontraram os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteroides. A visita imersiva foi o ponto alto desta atividade, que deixou miúdos e graúdos maravilhados.

A atividade foi muito do agrado dos alunos, deixando-os maravilhados com o que experienciaram e com vontade de aprender mais.