Durante as aulas de TIC, os alunos têm a oportunidade de unir os conhecimentos tecnológicos com o universo das artes, em especial da música. Utilizando os equipamentos fornecidos pelo Clube RoboPESS, os alunos exploram as conexões entre programação, robótica e música, desenvolvendo habilidades valiosas em ambas as áreas.
Ao envolver-se com a programação e a robótica, os alunos estão a adquirir as competências de: pensamento computacional - aprendem a analisar e resolver problemas de maneira estruturada, desenvolvendo habilidades de lógica e raciocínio; criatividade - ao criar projetos e programações personalizadas, os alunos são incentivados a explorar a sua imaginação e encontrar soluções inovadoras; resolução de problemas - enfrentando desafios técnicos, os alunos aprendem a identificar problemas, encontrar soluções e testar diferentes abordagens para alcançar os seus objetivos; colaboração - trabalhando em grupos, os alunos aprendem a comunicar as suas ideias, ouvir os outros e trabalhar de forma colaborativa para atingir um objetivo comum; pensamento crítico - ao projetar e programar robôs, os alunos são incentivados a avaliar, analisar e refletir sobre as consequências das suas ações, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e ético.
Estas competências são essenciais no mundo atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em diversas áreas da sociedade. Ao combinar as habilidades em TIC com as artes, os alunos estão a adquirir uma base sólida para enfrentar os desafios do futuro e se tornarem cidadãos criativos.
Parabéns aos alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro e aos seus professores pelo envolvimento e entusiasmo demonstrados nesta iniciativa. A integração entre TIC e artes promove uma aprendizagem enriquecedora e inspiradora, preparando os alunos para um futuro repleto de oportunidades.