Sob o mote das palavras inspiradoras de António Gedeão e com o objetivo de estimular o gosto pela Ciência e pela Literatura, foi realizada uma sessão de observação do céu noturno com telescópios astronómicos, destinada aos alunos do 5º ano da Escola Básica do Castro e seus encarregados de educação.
No átrio da escola estiveram patentes duas exposições: uma de cariz científico (O Universo da Astronomia) e outra com os trabalhos apresentados pelos alunos no concurso Space Art - Visions of the Universe's Beauty, que puderam ser apreciadas por todos. Para promover a exploração da primeira, foi lançado um concurso (que contou com o empenho de miúdos e graúdos!), no qual os participantes deviam responder a questões cujas respostas se encontravam nos painéis expostos.
A sessão de observação, foi antecedida de uma palestra realizada na Biblioteca da escola (onde se encontravam expostos livros disponíveis para requisição domiciliária), na qual foi divulgado um pouco sobre a vida de Rómulo de Carvalho e do seu contributo para a divulgação científica, sugerindo-se a exploração da sua obra literária, produzida sob o pseudónimo de António Gedeão. De seguida, foi explicado por um astrónomo o que iria ser observado no exterior e dadas a conhecer aplicações para dispositivos móveis que permitem uma observação autónoma do céu noturno.
Os alunos e seus familiares aderiram grandemente a esta atividade (a Biblioteca teve lotação mais do que esgotada!) e entre todos gerou-se um clima de partilha onde imperou a boa disposição e o envolvimento de todos. Por sorte, e para espanto de todos, fomos presenteados com a visualização de um alinhamento de diversos satélites artificiais da Starlink (empresa de telecomunicações de Elon Musk), que com certeza ficará na memória dos que os observaram.