Como quem não queira coisa, a Topologia (estudo matemático das propriedades de um objeto que são preservadas durante deformações, torções, dobras, movimentos e alongamentos) chegou aos alunos do 5º ano do AECC, com pezinhos de lã, quase sem se dar por isso. Através da exploração de desafios matemáticos que colocaram os alunos à prova potenciando o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, foram explorados conceitos/temas que passaram pela lógica, áreas, comprimentos, cálculo mental simples e fita de Mobiüs, relacionando-os com factos do quotidiano. Os desafios, que mais pareciam truques de magia, ajudaram os alunos a compreender porque é que forma das vilosidades intestinais aumentam o perímetro e área disponível para a absorção de componentes dos alimentos, a relação existente entre a fita de Mobiüs e o mecanismo de funcionamento das escadas rolantes e de certas máquinas industriais e, não menos importante, de que forma é que a teoria dos nós, a criatividade, imaginação e trabalho em equipa nos podem ajudar a livramo-nos de umas algemas (de cordel!). E assim, entre palmas e um entusiasmo generalizado dos alunos, se trabalhou a Matemática, realçando a sua aplicação no dia a dia, na procura da melhoria das condições de vida de todos nós.