Os alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico Vitivinícola, em articulação com as professoras de Viticultura e de Enologia e com os assistentes operacionais afetos à exploração agrícola, reconstruiram, no âmbito do projeto de Ciência Viva, o compostor da escola, uma vez que o atual é antigo e pequeno, de forma a garantir o aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos.

Este compostor foi construído recorrendo a paletes, de madeira, e posteriormente transportados os resíduos do antigo compostor para o novo.

Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os resíduos que se podem e não se podem colocar na compostagem, após o que realizaram dois cartazes alertando principalmente para o que não deve ser colocado no compostor, apesar de ser resíduo orgânico, como é o caso das cebolas, os alhos e os citrinos.

O projeto será concluído, por este ano letivo, com a dinamização de uma ação de esclarecimento a toda a comunidade escolar, pela Drª Sara Correia, no dia 29 de junho, sobre esta temática.

Com este projeto, os alunos, bem como toda a comunidade escolar, puderam perceber a importância da compostagem, quer na preservação ambiental, quer na produção de adubo orgânico, que é usado na horta pedagógica da escola, em parceria com as crianças do pré-escolar da Santa da Casa da Misericórdia do Peso da Régua. Desta forma, é possível também sensibilizar as crianças, desde pequenas, para a importância de reaproveitar o que é possível, para uma agricultura mais sustentável e produtiva.