Os alunos do ensino secundário, da área de Ciências e Tecnologias dos Cursos Científico-Humanísticos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (ESFFL), são desde há vários anos envolvidos, ao longo de todo o ciclo de ensino, em atividades integradas em projetos das disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química e Geografia, com o apoio de outras disciplinas ao nível do tratamento de dados e da preparação da apresentação de resultados, como a Matemática e o Português. As áreas de trabalho principais vão ao encontro das áreas-chave agora definidas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) que implicam a valorização do território e a descarbonização da sociedade, como a utilização de bioindicadores para avaliação de ecossistemas costeiros e a determinação do “carbono azul”. Utilizando bioindicadores, os alunos têm acompanhado a variação da qualidade ambiental de determinados cursos da Ria Formosa, nomeadamente, ao nível da Quinta de Marim, através da monitorização, desde 2010/2011, da densidade populacional da erva marinha Zoostera noltei e da contagem e identificação de foraminíferos e de macroinvertebrados bentónicos. Com a determinação do carbono azul (carbono armazenado nos sedimentos da Ria Formosa) os alunos colaboram, desde 2017/2018 após a integração da escola na Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas (REASE), na avaliação do contributo deste ecossistema costeiro na mitigação do aumento de CO2 na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa. Em ambas as linhas de investigação, o trabalho desenvolvido pelos alunos requer saídas de campo periódicas para recolha quer de material biológico quer de sedimentos e posterior trabalho laboratorial. Todos os resultados obtidos são partilhados online com os parceiros da REASE, nomeadamente com o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMar da UAlg), com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH Algarve) e com o Centro de Ciência Viva do Algarve (CCV Algarve).