Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua


Nome do Clube:

RodoCiência


Morada:

,


Localidade / Concelho / Distrito:

, ,


Descrição:

Para alcan√ßar os objetivos, identificaram-se atividades que tivessem em conta tamb√©m a especificidade do espa√ßo escolar (quinta com produ√ß√£o de vinho generoso_ com resid√™ncia de estudantes) e da oferta formativa. Al√©m disso, dada a matriz agr√≠cola, procuraram-se respostas para a problem√°tica dos excedentes da ind√ļstria vitivin√≠cola e a sensibiliza√ß√£o para a necessidade da preserva√ß√£o ambiental.
O plano prev√™ a pesquisa de formas de reutilizar estes excedentes, quer na compostagem (A√ß√£o 5), o que vem sendo uma pr√°tica na escola, e posterior aproveitada como fertilizante org√Ęnico natural, na horta pedag√≥gica (A√ß√£o 6), que permite √†s crian√ßas do Infant√°rio, cultivar e tratar os legumes, alertando-as para a import√Ęncia de cultivar de forma sustent√°vel.
Pretendemos tamb√©m apresentar novas formas de reaproveitamento, nomeadamente do enga√ßo, para a realiza√ß√£o de produtos farmac√™uticos e pelets, algo que os alunos poder√£o conhecer ao deslocarem-se √† UTAD, onde existem trabalhos experimentais nesse √Ęmbito. O enga√ßo ser√° ainda usado, na parte alimentar, pelo curso de Cozinha/Pastelaria, para a confe√ß√£o de muffins (A√ß√£o 2). A ind√ļstria cosm√©tica aliada ao mundo dos vinhos est√° em crescimento, sendo os cremes e os √≥leos, exemplos de produtos. Os alunos de termalismo poder√£o desenvolver esses produtos (A√ß√£o 1), com o apoio de professores da UTAD e de investigadores do Regia Douro Park e aplic√°-los, posteriormente, nas suas aulas pr√°ticas e na comunidade (Piscina Municipal e Centro de Dia).
Os alunos de vitivinícola têm vindo a mostrar vontade em realizar um portfólio em 3D, das castas existentes na Quinta do Rodo, como forma de as divulgar. Uma das formas de as distinguir é pelas suas folhas, assim pretende-se que os alunos colham folhas naturais para posteriormente as eternizarem em moldes, onde ficarão evidentes os contornos que as distinguem. Para que tal portefólio (Ação 3) seja feito surgiu a ideia de se elaborar uma pasta com base nas próprias folhas.


Website:


√Ārea(s) Tem√°tica(s):

Eletrónica, Físico-química, Matemática


Ano(s) de Escolaridade:

Ensino Profissional



rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo