21 a 24 de novembro

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e o Clube Ciência Viva na Escola de Amareleja comemoraram o Dia da Cultura Científica, integrado num conjunto de atividades que se desenvolveram ao longo de quatro dias. Este ano letivo teve a colaboração especial da equipa da Biblioteca Escolar, do Departamento de Línguas, do Departamento de Expressões e do clube Eco-Escolas.

Rómulo de Carvalho/António Gedeão e todo o seu contributo para a Ciência em Portugal, foram o tema aglutinador de todas as atividades promovidas e deram aos nossos alunos um novo olhar sobre a ciência que fazemos Hoje!

Os alunos tiveram oportunidade de: visitar a Feira de Minerais (parceria com a empresa Geotejo); participar na cerimónia do Hastear da Bandeira Verde 2022 (Eco-Escolas); participar na atividade dinamizada pela ADPM no âmbito do projeto Rede de Escolas pela Água- “Conservação das Massas de Água”; declamar, dramatizar e ilustrar poemas de António Gedeão do 1º ao 3º ciclo; brincar com a ciência através da experimentação em diversas atividades dinamizadas pelos alunos das ciências experimentais; visitar o Laboratório de aprendizagens Sala de Aula do Futuro; realizar um Campeonato de Jogos Matemáticos Inter-Turmas e participar nas palestras “O Espaço vai à Escola- Com a verdade me enganas", “Encontros Improváveis” no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola e na palestra “Encontro Os 4 Elementos “ no âmbito do Projeto Ler + Espaço 21_22.  Foram ainda expostos, no átrio e no espaço das exposições temporárias da B.E. os trabalhos dos alunos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais e Clube Ciência Viva e, na Biblioteca Escolar, ainda foi possível conhecer os livros e/ou capas dos livros de António Gedeão/Rómulo de Carvalho e a sua biografia.