Os alunos de Física do 12.º ano, que compõem a equipa SpaceSun, estiveram presentes num workshop de Python 3, no âmbito do projeto Astro Pi, Mission Space Lab, da ESA, com o intuito de aprenderem esta linguagem de programação.

Na 1.ª Fase foi previamente submetida uma ideia de uma experiência em Física, à ESA, com vista a estudar o movimento orbital da ISS e a energia mecânica do sistema Terra+ISS. os objetivos passam por determinar o período orbital da ISS, calcular a massa da Terra, a aceleração do movimento da ISS, a sua velocidade orbital e o número de órbitas que descreve num dia terrestre. Também se irá explicar qual o movimento desta estação espacial e apresentar a energia mecânica do sistema Terra+ISS.

Uma vez que a ideia foi aprovada pela ESA, os alunos necessitaram de desenvolver um programa que possa correr no Raspeberry Pi Sense Hat na ISS, recolhendo dados dos sensores necessários, programa esse que terá de ser desenvolvido nesta linguagem de programação (Python 3).

No 2.º workshop os alunos começaram a construir o código que deverá correr na ISS (International Space Station) com o objetivo de recolher dados, através dos sensores disponibilizados no Raspeberry Sense Hat, necessários ao desenvolvimento da experiência de Física anteriormente submetida, e aprovada pela ESA.