Cada turma do 4º ano é dividida em pequenos grupos, de forma a realizarem atividades experimentais que exploram temas previstos na componente do currículo de Estudo do Meio, incluindo fichas onde o aluno regista as observações realizadas e as conclusões a que é possível chegar a partir dessas observações.

A estratégia de ensino/aprendizagem que está subjacente a este projeto contempla fichas que acompanham as atividades a desenvolver e procura levar os alunos a:

1. formular hipóteses;

2. testar as hipóteses formuladas com a realização de uma atividade experimental;

3. registar as observações efetuadas na experiência;

4. interpretar e tirar conclusões a partir das observações efetuadas.

Para levar a cabo este projeto existe, ao longo do ano, comunicação entre os professores titulares das turmas e as professoras responsáveis pelo projeto, de forma a serem promovidos os ajustes necessários ao bom funcionamento e aproveitamento das sessões onde são implementadas as várias atividades experimentais.

Os temas escolhidos para as atividades experimentais a desenvolver têm enquadramento no programa curricular em vigor para a componente do currículo de Estudo do Meio, ao nível dos 3º e 4º anos de escolaridade.

O nosso parceiro Instituto de Educação e Cidadania (IEC) promove também cursos com a duração de 10 semanas nas escolas do 1º CEB do nosso Agrupamento. O programa destes cursos permite às crianças em ambiente formal de laboratório executar experiências, observar, questionar, experimentar, verificar e decidir. Este processo desenvolve nas crianças capacidades de crítica, de argumentação e de autonomia. Os trabalhos incidem sobre as áreas das Ciências da Vida, Física, Química e Matemática.

No 1º Período decorreu na Escola 1º CEB de Aguim e no 2º período está a decorrer na Escola 1º CEB de Tamengos.