Ação de voluntariado ambiental no âmbito do SEIVA

Na manhã de sábado, dia 8 de outubro, a Associação "A Rocha" dinamizou uma atividade em parceria com Clube Ciência Viva "Pequenos Cientistas, Grandes Cidadãos", na Praia do Vau.

Nesta ação de voluntariado ambiental, foi possível perceber melhor a relação entre o lixo encontrado e a sua origem, bem como investigar a presença de microplásticos no areal.

Esta atividade fez parte das muitas que se estão a realizar durante o SEIVA- semana de educação e iniciativas de voluntariado ambiental no Algarve.

Esta semana decorre de 8 a 15 de outubro e é organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente-ARH do Algarve.  A associação A Rocha todos os anos adere a esta iniciativa promovendo ações de limpeza de praias.

Visitas de estudo, saídas de campo ou APL (atividades práticas laboratoriais) de sala de aula:

- Associação A Rocha “À descoberta dos habitats” -  turmas 5º A, 5º B, 5º C e 5º E (5º D adiada para novembro, dadas as condições meteorológicas) e 7ºA;

- Praia (do Vau e arredores; praia da Marina) “Vamos medir os microplásticos” – 6ºB, 5º A, 5º B, 5º C, 5ºD, 5º E, 7ºC, 8ºA, 8ºB e 9ºC.

Palestra "Aventuras Planetárias" no âmbito do ciclo de palestras "O espaço vai à escola"

- A investigadora e caçadora de meteoritos, Vera Fernandes, veio partilhar as suas fascinantes aventuras no planalto antártico, tendo os alunos a oportunidade de tocar e aprender mais sobre amostras reais de meteoritos!

Experiências no Clube de Ciência (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira às 13h:05, na sala 12, aberto a todos os cientistas e às terças feitas às 15.50 para alunos do 2º ciclo)