A Mostra Nacional de Ciência, evento final do Concurso Nacional dos Jovens Cientistas, realizou-se na Alfândega do Porto, de 8 a 10 de setembro.
O trabalho da aluna Iara Bento Felismino, “Desperdício alimentar no Externato de Penafirme – análise do problema” foi selecionado para esta final e ganhou um dos Prémios Especiais Porto Editora!
A organização, a cargo da Fundação da Juventude, convidou também para participarem nesta edição, os alunos Afonso Silva, Beatriz Paulo e Beatriz Santos que, no ano passado tinham participado on-line e ganho o Prémio Especial LIPOR com o trabalho “Inventariação e comparação da Flora das Matas de Penafirme e Varatojo”. 
Foi uma excelente experiência para estes alunos que puderam conhecer outros projetos, conversar com cientistas, assistir a palestras, conviver com jovens de todo o país e terem
muitos momentos de diversão na encantadora cidade do Porto!

Estes trabalhos, desenvolvidos no âmbito do Clube Ciência Viva do Externato de Penafirme, têm permitido não só problematizar algumas questões do funcionamento da própria escola, como também têm possibilitado a participação em concursos nacionais e com excelentes resultados.