No âmbito do Projeto Alimar-Lixo Marinho, dinamizado pelo Centro de Ciência Viva de Tavira, o Clube de Ciência Viva na Escola (CCVnE) do Agrupamento de Escolas D. José I, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e de Ciências Naturais, promoveu a realização de saídas de campo nas quais os alunos das turmas do 7.º ano de escolaridade da Escola Básica de Monte Gordo, procederam à recolha, separação e quantificação de microplásticos depositados no areal da Praia de Monte Gordo.

Estas saídas de campo decorreram entre janeiro e abril do presente ano letivo, tendo os alunos de cada uma das três turmas procedido à recolha de microplásticos presentes no areal junto ao edifícioda Casino. Após a recolha, o material foi transportado para o laboratório da escola, onde se procedeu à respetiva análise, separação e quantificação.

Os alunos envolveram-se de forma bastante interessada e empenhada nestas atividades, as quais visaram contribuir para a sensibilização dos jovens para a problemática da presença de plástico nos oceanos e a necessária adoção de comportamentos promotores da salvaguarda dos ecossistemas marinhos/costeiros.