A remoção física de espécies invasoras foi o mote para mais uma ação realizada no âmbito co Clube da Ciência Viva.

Esta atividade teve como principal objetivo intervir na identificação e resolução de um problema local ambiental, sensibilizando a comunidade escolar para a necessidade de participar individual e coletivamente na mitigação do mesmo.

Assim, alguns alunos do 8.º ano, acompanhados por professoras de Ciências Naturais e técnicas da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade parceira deste projeto, deslocaram-se ao Monumento Natural Local do Cemitério de Praias Antigas do alcantilado de Montedor, em Carreço, onde, de forma entusiástica, participaram no controlo da espécie exótica invasora acácia-de-espigas, através de arranque.

No decorrer desta atividade foi também possível verificar o controle biológico desta espécie invasora que é feito por um inseto de nome científico Trichilogaster acaciaelongifoliae.

Este coloca os ovos nas gemas florais (e vegetativas) da acácia-de-espigas, promovendo a formação de galhas onde se formariam as flores e/ou novos ramos diminuindo assim a sua capacidade reprodutiva e, consequentemente, a sua dispersão por novas áreas.