Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo


Nome do Clube:

Clube de Ciência Viva da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires


Morada:

, -


Localidade / Concelho / Distrito:

, ,


Descrição:

undamentamos o nosso projeto nas dinâmicas do Agrupamento na promoção do conhecimento com uma forte componente no trabalho de projeto, na investigação e na experimentação, não só nas áreas das Ciências Naturais, mas numa interdisciplinaridade com outras áreas do saber, as ciências sociais, as artes e expressões, a informática e tecnologias com um suporte nas línguas especialmente a língua portuguesa na procura do rigor linguístico. Intervém, sensibiliza e colabora com a comunidade. É um projeto que consideramos promover o mérito e a excelência dos alunos no respeito com o meio ambiente e com a preservação da identidade dos espaços naturais da nossa região, enquadrado nas prioridades, objetivos e estratégias do Projeto Educativo do Agrupamento.
A região norte tem sido sujeita a variados incêndios florestais e invadida por espécies exóticas, como a Acacia dealbata_ Acacia longifolia e Acacia melanoxylon , que têm levado à perda da área ocupada por espécies nativas, como o Carvalho, o Medronheiro, o Pinheiro ou o Salgueiro, mas também outras do estrato arbustivo como a Armeria pubigera.
Suportada nas dinâmicas educativas da nossa escola e nas parcerias existentes, propomos desenvolver um projeto que envolve os alunos, docentes e comunidade educativa em atividades e ações relacionadas com a defesa dos ecossistemas florestais, produzindo e plantando espécies vegetais autóctones, controlando a propagação de espécies invasores. Todo este trabalho terá uma base científica, através de várias ações como sejam: medição e controlo de fatores abióticos climatológicos e edáficos que permitirão investigar as condições mais adequadas para ao crescimento das plantas_ fatores condicionantes da reprodução/crescimento das espécies vegetais invasoras_ a importância das plantas na conservação dos solos, das linhas de água doce, no equilíbrio dos ecossistemas e na relação com os problemas das alterações climáticas e do aquecimento global.


Website:


Área(s) Temática(s):

Ambiente, Biologia, Ciências Naturais, Físico-química, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Saúde, Sustentabilidade


Ano(s) de Escolaridade:

1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano, 8º Ano



rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo
rede logo