Page 78 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA GUIMARÃES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ABAÇÃO -
GUIMARÃES
Áreas científicas principais: Física e Química, Matemática,
Ciências Naturais, Robótica CIÊNCIA PARA TODOS
Parceiros: Escola de Ciências da Universidade do Minho, Câ-
mara Municipal de Guimarães, Centro Ciência Viva de Guima-
rães e Planetário da Casa da Ciência de Braga
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
sico
Comunidade envolvida: Comunidade Educativa
No âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola, o Agrupamento de Es-
colas de Abação investiu em espaços de ciência abertos a toda a comu-
nidade educativa, envolvendo alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico, promovendo o acesso a práticas científicas motivadoras, estimu-
lantes e inovadoras.
As atividades desenvolvidas ao longo do projeto iniciaram-se com a par-
ticipação nas Jornadas de Parcerias dos CCVnE, tendo-se visitado a Casa
da Ciência de Braga e o Centro Ciência Viva de Guimarães.
Seguidamente realizou-se a ACD “Workshop Arduino” para motivar o de-
senvolvimento de trabalhos dos professores com os alunos. Os alunos
do 3.º ciclo participaram no Projeto “A floresta: uma sala de aula emocio-
nante”, onde um dos principais objetivos era a reflorestação do pinhal de
Leiria. Os alunos do 1.º ciclo participaram na actividade Pequenos Cien-
tistas e realizaram várias experiências com empenho e interesse.
Ainda em dezembro de 2019 realizaram-se sessões nocturnas de astrono-
mia para observação de diferentes corpos celestes, dedicadas á comuni- LEGENDAS:
dade educativa de Guimarães. Finalmente, realizaram-se Workshops: “Ro- 1. Os alunos do 1.º ciclo participaram na actividade
bótica” com os alunos do 5.º ano de escolaridade (60 alunos); “Ambiente Pequenos Cientistas
e Alterações Climáticas” e “Electricidade e Magnetismo” com os alunos do 2. Workshops de robótica com os alunos do 5.º ano de
1.º ciclo. Os alunos do 6.º ano de escolaridade realizaram uma visita virtual escolaridade
ao Zoo de Lisboa. Numa política de inclusão, que caracteriza este agrupa-
mento, os alunos do CAA elaboraram bombons, chocolate e compotas,
atividades que lhes permitem desenvolver competências variadas.
As atividades realizadas em parceria entre o AE de Abação e o Centro de É de salientar o profissionalismo de todos os
Ciência Viva de Guimarães incidiram sobre Ambiente e Alterações Cli- envolvidos, assim como a vontade de apren-
máticas (instrumentos de medição da temperatura do ar, construção de der e a curiosidade demonstrada por todos os
um termómetro); efeito da radiação solar na superfície terrestre; instru- alunos. Em todos os momentos, nas diversas
mentos de medição da água da chuva (construção de um pluviómetro); atividades realizadas, a vontade de aprender
formação das chuvas ácidas; poluição dos oceanos (óleo, microplásticos, foi o motor primordial para a calendarização,
etc…); poluição dos solos; contaminação dos aquíferos; Eletricidade e preparação e realização das tarefas e visitas,
Magnetismo (comportamento dos materiais em presença de um íman alcançando o objetivo e expetativas deste
–atração/repulsão); funcionamento de uma bússola; magnetização de programa, desenvolver a literacia científica,
objetos; montagem e exploração de circuitos elétricos (em série e em a curiosidade e a observação como forma de
paralelo); utilização de pequenos equipamentos elétricos; condutivida- compreender o mundo em geral e o meio que
de elétrica dos materiais), e ainda um ateliê de Robótica e Modelação e nos rodeia em particular.
Impressão 3D.
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