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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  BRAGA                                GUIMARÃES


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO                          CTEM - NA ESCOLA
                  DE HOLANDA


                  Parceiros: Universidade do Minho





                  O Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
                  foi constituído no ano letivo em 2018-2019 com o intuito de consolidar
                  vasta experiência em matéria de iniciativa de divulgação e incentivo do
                  gosto pela prática, procura, e pesquisa da ciência, que vinha sendo, já
                  de longa data, implementado pelos docentes que integram as quatro
                  escolas que constituem o agrupamento, que tem cerca de 2500 alunos.
                  O lançamento do Clube de Ciência foi a estratégia seguida para criar um
                  novo “foco de atenção” que levasse, mais facilmente, a convergir todo
                  um rol diverso de atividades centradas na ciência que vinham sendo rea-
                  lizadas e a lançar outras, novas, centradas no objetivo de fazer com que
                  os alunos apliquem conhecimentos dos curricula escolares em projetos
                  de ciência e novas situações, dentro e fora da sala de aula. Este novo for-
                  mato, pretende colmatar as dificuldades da ação tradicional escolar atra-
                  vés de projetos que se desenvolvem apoiados na educação não formal e
                  informal, revela-se verdadeiramente inovador e uma oportunidade para
                  a qualificação de jovens nos domínios das ciências em que detêm maior
                  interesse (também na área das tecnologias de informação e comuni-
                  cação), abre espaços para o fomento da criatividade e também para a
                  criação de oportunidades para que os alunos descubram novas áreas e
                  domínios do seu potencial interesse.
                  Até hoje, enquadrada na atividade que é mais abrangente do clube, de-  LEGENDAS:
                  signada de “CTEM-na escola”, e que está estruturada em quatro eixos:   1. Apresentação de trabalhos
                  1) a Divulgação da ciência e tecnologia, 2) Ciências experimentais (ati-
                  vidade laboratorial) ; 3) Workshop e 4) Oficina, realizamos mais de 300   2. Atividade: Combustão
                  sessões que trouxeram junto dos alunos a divulgação e o debate nos
                  temas; “Os Grandes Inventores”, mulheres e homens que deram grande
                  impulso tecnológico e científico ao conhecimento e à humanidade; as
                  “Sessões laboratoriais e de campo”, onde se fomenta o uso do método   nesta atividade, colaboramos com outros clubes de ciência através da
                  científico de obtenção de conhecimento, com recurso a instrumentação   participação e apresentação de projetos individuais e coletivos em feiras
                  de laboratório; “O corpo Humano”, exploração do fantástico conheci-  de ciências por estes realizadas, no contexto de parcerias estabelecidas
                  mento centrado na explicação do funcionamento da preciosidade que é   para desenvolvimento de projetos e troca de experiências no contexto
                  a vida; “Programação e Robótica”, na introdução à programação de com-  dos clubes de ciência.”
                  putadores na linguagem Scratch e à Segurança na Internet; e os jogos   Uma outra actividade, que é para nós inovadora e onde estamos a colo-
                  matemáticos romanos de tabuleiro, em que os alunos aperfeiçoam com-  car especial atenção, visa a produção da divulgação científica com recur-
                  petências como organização e estratégia. Em “trabalho de oficina” estão   so ao formato do cartaz científico.
                  a ser construídas “grandes máquinas”, onde destacamos uma CNC, uma   Verdadeiramente, fazer parte de um “Portugal, país de ciência e cria-
                  extrusora, e uma divisora, entre outras, que implicam um significativo   tividade”, tal como preconiza a «Estratégia Nacional de Especialização
                  volume de horas de dedicação, planificação e uma estreita colaboração   e Inovação para uma Especialização Inteligente», sabendo que para o
                  entre grupos de alunos diferentes. Integrado em outra atividade do clu-  conseguir são necessários alicerces que garantam uma boa edificação,
                  be, denominada “Ciência para Todos”, têm vindo a ser preparados pro-  é o fim último que queremos atingir, mobilizando para tal os objectivos
                  jetos individuais ou coletivos, também com recurso aos meios virtuais   de promoção do sucesso escolar, de combate ao abandono escolar, de
                  de divulgação e comunicação, novidade muito condicionada pelo CO-  estimulo pelo interesse pelas ciências e tecnologias, para criar novos ho-
                  VID-19 e por uma nova realidade escolar, com vista a realização de uma   rizontes e oportunidades para crianças/jovens e fomentar a igualdade
                  mostra científica a realizar no mês de janeiro de 2021. Integrado ainda   de oportunidades no acesso ao conhecimento técnico e científico.


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