Page 79 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA GUIMARÃES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO CTEM - NA ESCOLA
DE HOLANDA
Parceiros: Universidade do Minho
O Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
foi constituído no ano letivo em 2018-2019 com o intuito de consolidar
vasta experiência em matéria de iniciativa de divulgação e incentivo do
gosto pela prática, procura, e pesquisa da ciência, que vinha sendo, já
de longa data, implementado pelos docentes que integram as quatro
escolas que constituem o agrupamento, que tem cerca de 2500 alunos.
O lançamento do Clube de Ciência foi a estratégia seguida para criar um
novo “foco de atenção” que levasse, mais facilmente, a convergir todo
um rol diverso de atividades centradas na ciência que vinham sendo rea-
lizadas e a lançar outras, novas, centradas no objetivo de fazer com que
os alunos apliquem conhecimentos dos curricula escolares em projetos
de ciência e novas situações, dentro e fora da sala de aula. Este novo for-
mato, pretende colmatar as dificuldades da ação tradicional escolar atra-
vés de projetos que se desenvolvem apoiados na educação não formal e
informal, revela-se verdadeiramente inovador e uma oportunidade para
a qualificação de jovens nos domínios das ciências em que detêm maior
interesse (também na área das tecnologias de informação e comuni-
cação), abre espaços para o fomento da criatividade e também para a
criação de oportunidades para que os alunos descubram novas áreas e
domínios do seu potencial interesse.
Até hoje, enquadrada na atividade que é mais abrangente do clube, de- LEGENDAS:
signada de “CTEM-na escola”, e que está estruturada em quatro eixos: 1. Apresentação de trabalhos
1) a Divulgação da ciência e tecnologia, 2) Ciências experimentais (ati-
vidade laboratorial) ; 3) Workshop e 4) Oficina, realizamos mais de 300 2. Atividade: Combustão
sessões que trouxeram junto dos alunos a divulgação e o debate nos
temas; “Os Grandes Inventores”, mulheres e homens que deram grande
impulso tecnológico e científico ao conhecimento e à humanidade; as
“Sessões laboratoriais e de campo”, onde se fomenta o uso do método nesta atividade, colaboramos com outros clubes de ciência através da
científico de obtenção de conhecimento, com recurso a instrumentação participação e apresentação de projetos individuais e coletivos em feiras
de laboratório; “O corpo Humano”, exploração do fantástico conheci- de ciências por estes realizadas, no contexto de parcerias estabelecidas
mento centrado na explicação do funcionamento da preciosidade que é para desenvolvimento de projetos e troca de experiências no contexto
a vida; “Programação e Robótica”, na introdução à programação de com- dos clubes de ciência.”
putadores na linguagem Scratch e à Segurança na Internet; e os jogos Uma outra actividade, que é para nós inovadora e onde estamos a colo-
matemáticos romanos de tabuleiro, em que os alunos aperfeiçoam com- car especial atenção, visa a produção da divulgação científica com recur-
petências como organização e estratégia. Em “trabalho de oficina” estão so ao formato do cartaz científico.
a ser construídas “grandes máquinas”, onde destacamos uma CNC, uma Verdadeiramente, fazer parte de um “Portugal, país de ciência e cria-
extrusora, e uma divisora, entre outras, que implicam um significativo tividade”, tal como preconiza a «Estratégia Nacional de Especialização
volume de horas de dedicação, planificação e uma estreita colaboração e Inovação para uma Especialização Inteligente», sabendo que para o
entre grupos de alunos diferentes. Integrado em outra atividade do clu- conseguir são necessários alicerces que garantam uma boa edificação,
be, denominada “Ciência para Todos”, têm vindo a ser preparados pro- é o fim último que queremos atingir, mobilizando para tal os objectivos
jetos individuais ou coletivos, também com recurso aos meios virtuais de promoção do sucesso escolar, de combate ao abandono escolar, de
de divulgação e comunicação, novidade muito condicionada pelo CO- estimulo pelo interesse pelas ciências e tecnologias, para criar novos ho-
VID-19 e por uma nova realidade escolar, com vista a realização de uma rizontes e oportunidades para crianças/jovens e fomentar a igualdade
mostra científica a realizar no mês de janeiro de 2021. Integrado ainda de oportunidades no acesso ao conhecimento técnico e científico.
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