Page 75 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA BRAGA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALBERTO CIÊNCIA SEM PAREDES
SAMPAIO (AESAS)
Áreas científicas principais: Biologia, Física e Química
Parceiros: Casa da Ciência de Braga, FCUP
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º
ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Toda a comunidade
A parte experimental deste projeto, iniciou-se com a recolha, por turmas
do agrupamento, de algumas dezenas de porções de musgos, líquenes e
cascas de árvores, previamente identificados e referenciados no espaço
botânico que envolve a Escola Secundária de Alberto Sampaio (ESAS).
Após imersão em água destilada overnight, procedeu-se à extração da
microfauna de tardígrados, juntamente com a água, por agitação. Esta
foi observada à lupa binocular para pesquisa de tardígrados e, eventual-
mente, os respetivos ovos, os quais foram recolhidos com uma micropi-
peta e posteriormente observados ao microscópio ótico composto, sen-
do fotografados. Após intensa pesquisa, para desenvolvimento de um
método suficientemente simples e económico para ser levado a cabo na
ESAS por um grupo de alunos, alguns tardígrados foram pré-preparados
para observação e recolha de imagens ao microscópio eletrónico de var-
rimento (MEV) no I3B´s (Universidade do Minho). Outros tardígrados fo-
ram preparados para observação em microscópios de contraste de fase
e de contraste de interferência. As identificações foram realizadas com o
auxílio de chaves dicotómicas e bibliografia, com o apoio do Prof. Doutor
Paulo Fontoura, da FCUP.
A água utilizada durante a recolha dos tardígrados foi reservada para
análise, por parte dos alunos, tendo-se medido alguns parâmetros físico-
-químicos, relacionados com o tipo e qualidade do habitat, e pesquisado
a presença de microplásticos, recorrendo a uma metodologia simples.
Como resultado desta pesquisa, detectou-se a presença de microplás-
ticos nalguns dos habitats dos tardígrados, o que é relevante tendo em
conta a problemática associada à contaminação destas micropartículas
e a sua influência no meio ambiente.
Com as melhores e mais diversas imagens microscópicas em grande am-
pliação está a ser criada uma exposição que inclui também explicação
das diferentes fases do projeto, bem como os resultados obtidos nas
análises físico-química e de pesquisa dos microplásticos.
Paralelamente está em fase de conclusão um desdobrável que acom-
panhará a exposição, onde são referidas as principais caraterísticas dos LEGENDAS:
tardígrados e uma chave dicotómica simplificada que permitirá a sua
identificação. 1. Observação ao MEV de uma garra de tardígrado
2. Tardígrado ao microscópio ótico de contraste de fase
Esta exposição estará patente no átrio da ESAS durante algumas sema- 3. Recolha de musgos e líquenes pelos alunos
nas, circulando depois pelas diferentes escolas do agrupamento. 4. Pesquisa de tardígrados à lupa binocular pelos alunos
Os trabalhos produzidos e os dados obtidos serão apresentados por alu- 5. Microfibra plástica numa amostra, observada à lupa binocular(40X).
nos na Mostra Final.
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