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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
BRAGA BARCELOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL
Áreas científicas principais: Ciência Naturais, Biologia e Geo-
logia, Físico-Química e Tecnologias da Informação e Comuni- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
cação PARA A SUSTENTABILIDADE
Parceiros: Banco de Germoplasma Vegetal de Braga; Câmara - PROMOÇÃO E CONSUMO
Municipal de Barcelos; Resulima, Centro de Ciência Viva de Vila SUSTENTÁVEIS
do Conde, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e
Universidade do Minho
Comunidade envolvida: Alunos da Educação Pré-Escolar ao
Ensino Secundário
As atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escola Vale do Tamel
(AEVT) permitiram o enriquecimento das aprendizagens em contextos
mais diversificados, recorrendo a ferramentas de aprendizagem mais
atualizadas a nível científico e tecnológico e ao contacto com mem-
bros da comunidade científica. No sentido de alcançar os objetivos a
que nos propusemos, desenvolvemos um conjunto variado de ações,
que passaram pela realização de visitas de estudo, seminários/palestras,
workshops, exposições, encontros com cientistas e ensaios experimen-
tais, envolvendo sempre que possível várias áreas do saber.
Realizaram-se alguns workshops “Quem Semeia Colhe”, “Alterações Cli-
máticas”, “Borboletas e Abelhas” e “Projeto de Compostagem”. Foi efe-
tuada a “Campanha de Sensibilização sobre Separação de Resíduos”
com montagem e colocação de ecopontos. Os alunos deslocaram-se em
visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, ao Parque
Litoral Norte – Esposende, ao Laboratório Ibérico de Nanotecnologia
e ao Teatro Gil Vicente para assistirem à peça de teatro “A Revolta dos
Ecopontos”. No sentido de despertar o interesse pelas Ciências, cativar
vocações para áreas profissionais cientifico-tecnológicas e conhecer in-
vestigadores e o seu trabalho, foram realizadas palestras, das quais se
salientam: a “Física da vida (e dos ET`s)“ pelo Doutor Carlos Martins, do
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e no âmbito do progra-
ma da UMINHO “Investigadores Voltam à Escola” o investigador Augusto
Barbosa falou sobre “Investigação na área da Microbiologia, Biotecno-
logia e Imunologia”. Ao longo deste Projeto foram vários os momentos
de “Laboratórios Abertos/Oficinas de Ciência Viva”, ou seja, a criação de
espaços de desenvolvimento de atividades laboratoriais/experimentais
e de investigação, que permitiram os alunos desenvolver a autonomia, LEGENDAS:
cooperação e o conhecimento científico e técnico, além disso nos me-
ses de novembro o agrupamento comemorou a Semana da Ciência e 1. Oficinas Ciência Viva/Laboratório
Aberto
da Tecnologia. O Projeto do (AEVT), promoveu uma educação escolar 2. “Quem Semeia Colhe” – Banco Por-
onde os alunos construíram e consolidaram uma cultura científica de tuguês de Germoplasma Vegetal
base humanista, mobilizando a compreensão de processos e fenóme- 3. Centro de Ciência Viva de Vila do
nos científicos, que permitiram a tomada de decisões e a participação Conde
ativa, enquanto cidadãos. 4. Semana da Ciência e da Tecnologia
5. Recolha e Separação de Resíduos
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