Page 70 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 70
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VIANA DO CASTELO PONTE DE LIMA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ CUIDAR DO AZUL E VERDE
DO PLANETA TERRA
Áreas científicas principais: Físico-Química e Ciências Natu-
rais – abrangendo os projetos de Construção de charco peda-
gógico; Monitorização do Rio Lima; Observação Astronómica e
Construção de horta pedagógica.
Parceiros: Casa da Ciência de Braga; Novamente, Psicologia
e Desenvolvimento Educacional, LDA; Município de Ponte de
Lima; Paisagem Protegida das Lagoas e Agrupamento de Esco-
las de Valdevez
Níveis/anos de escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
3.º Ciclos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Comunidade educativa
Charco pedagógico - pretendeu promover o desenvolvimento de ativi-
dades de exploração científica, pedagógica e observação da biodiversi-
dade, bem como contribuir para sensibilizar sobre a importância destes
habitats, fomentando a sua construção e conservação, de forma a con-
tribuir para a proteção do Ambiente e a tomada de decisões para um fu-
turo sustentável. Os alunos puderam observar ao microscópio infusões a
partir da água recolhida e observar a fauna/flora existente nestes habita-
ts, em aulas de campo. Elaboraram o BI de algumas espécies, divulgando
as informações entre turmas.
Horta pedagógica - projeto direcionado a alunos com necessidade de
uma integração futura para uma vida ativa, permitindo-lhes um conta-
to direto com a Natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma
melhor consciência ecológica. Promoveu-se o conhecimento do meio,
ligação à natureza, noções matemáticas, destreza motora, criatividade,
desenvolvimento emocional e responsabilidade. Participaram na terra-
planagem do terreno, na construção do espaço horta, nas sementeiras,
na colheita dos produtos hortícolas e na manutenção da mesma, mesmo
na altura do confinamento. Comemorou-se o Dia Mundial da Alimenta-
ção, preparando uma sopa com produtos hortícolas da horta.
Monitorização do Rio Lima - visou alertar para a necessidade de con-
servação dos recursos fluviais, procurando maior envolvimento da po-
pulação em geral. Alunos do 8.º e 9.º ano participaram numa palestra,
recolheram e analisaram amostras de água do Rio Lima, preencheram
uma ficha de campo com os resultados. Elaboração, pelos alunos, de um
panfleto para divulgação à comunidade educativa dos resultados obti-
dos e de BI de espécies encontradas.
Observação astronómica - construir conhecimentos a respeito do uni-
verso, do Sistema Solar; conhecer a Astronomia como ciência, seu cam- LEGENDAS:
po de pesquisa, seus métodos e ferramentas. Participaram em palestras
e em substituição da observação de astros, num webinar. 1. Monitorização do Rio Lima
2. Charco pedagógico
Agradecimento pela colaboração excecional dos parceiros. 3. Painel Expolima
4. Webinar Planetas
70