Page 70 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 70

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            VIANA DO CASTELO                     PONTE DE LIMA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ                      CUIDAR DO AZUL E VERDE
                                                                      DO PLANETA TERRA

            Áreas científicas principais: Físico-Química e Ciências Natu-
            rais – abrangendo os projetos de Construção de charco peda-
            gógico; Monitorização do Rio Lima; Observação Astronómica e
            Construção de horta pedagógica.
            Parceiros: Casa da Ciência de Braga; Novamente, Psicologia
            e Desenvolvimento Educacional, LDA; Município de Ponte de
            Lima; Paisagem Protegida das Lagoas e Agrupamento de Esco-
            las de Valdevez
            Níveis/anos de escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico
            Comunidade envolvida: Comunidade educativa




            Charco pedagógico - pretendeu promover o desenvolvimento de ativi-
            dades de exploração científica, pedagógica e observação da biodiversi-
            dade, bem como contribuir para sensibilizar sobre a importância destes
            habitats, fomentando a sua construção e conservação, de forma a con-
            tribuir para a proteção do Ambiente e a tomada de decisões para um fu-
            turo sustentável. Os alunos puderam observar ao microscópio infusões a
            partir da água recolhida e observar a fauna/flora existente nestes habita-
            ts, em aulas de campo. Elaboraram o BI de algumas espécies, divulgando
            as informações entre turmas.
            Horta pedagógica - projeto direcionado a alunos com necessidade de
            uma integração futura para uma vida ativa, permitindo-lhes um conta-
            to direto com a Natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma
            melhor consciência ecológica. Promoveu-se o conhecimento do meio,
            ligação à natureza, noções matemáticas, destreza motora, criatividade,
            desenvolvimento emocional e responsabilidade. Participaram na terra-
            planagem do terreno, na construção do espaço horta, nas sementeiras,
            na colheita dos produtos hortícolas e na manutenção da mesma, mesmo
            na altura do confinamento. Comemorou-se o Dia Mundial da Alimenta-
            ção, preparando uma sopa com produtos hortícolas da horta.
            Monitorização do Rio Lima - visou alertar para a necessidade de con-
            servação dos recursos fluviais, procurando maior envolvimento da po-
            pulação em geral. Alunos do 8.º e 9.º ano participaram numa palestra,
            recolheram e analisaram amostras de água do Rio Lima, preencheram
            uma ficha de campo com os resultados. Elaboração, pelos alunos, de um
            panfleto para divulgação à comunidade educativa dos resultados obti-
            dos e de BI de espécies encontradas.
            Observação astronómica - construir conhecimentos a respeito do uni-
            verso, do Sistema Solar; conhecer a Astronomia como ciência, seu cam-  LEGENDAS:
            po de pesquisa, seus métodos e ferramentas. Participaram em palestras
            e em substituição da observação de astros, num webinar.      1. Monitorização do Rio Lima
                                                                         2. Charco pedagógico
            Agradecimento pela colaboração excecional dos parceiros.     3. Painel Expolima
                                                                         4. Webinar Planetas



                                                                    70
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75