Page 340 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA


            INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO

            PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL)


            O Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja produziu um ro-  Nas palavras de Teresa Pombo, elemento da equipa do PNL,
            teiro digital, em Google Earth, como resposta ao 1.º desafio da   “Muito bom! Tanta leitura, tanta escrita, tanta aprendiza-
            Escola Azul, sobre os 500 anos da 1.ª viagem de Circum-Nave-  gem com e no digital”.
            gação, iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Juan
            Elcano. Os alunos entraram a bordo e, navegando no Google
            Earth, deixaram as suas mensagens, desenhos, poemas, pes-
            quisas, em pontos estratégicos do globo!

            Neste roteiro, representativo de um trabalho colaborativo ver-
            tical, encontram-se trabalhos desenvolvidos por alunos de di-
            ferentes níveis/ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao 9.º
            ano.
            Este trabalho foi destacado pelo Plano Nacional de Leitura
            (PNL), como um exemplo de boas práticas enquanto Roteiro
            Digital de Leitura.









            INSTITUTO DOM LUIZ



            João Silva                                                de telemóveis. Houve uma breve introdução aos fundamentos
            Doutorando na Faculdade de Ciências da Universidade de    da eletricidade e eletrónica e procedeu-se à sua montagem.
            Lisboa - Instituto Dom Luiz
                                                                      As oficinas tiveram uma participação muito positiva por partes
            As atividades desenvolvidas com a escola da Boa Água foram   dos alunos, não só pela atenção que prestaram, mas também
            muito gratificantes. Tanto o projeto da Energia Solar, com ofi-  pela forma ativa com que participaram na materialização dos
            cina realizada na escola da Boa Água, como o projeto “carrega   projetos.
            na pedalada”, com oficina realizada na Faculdade de Ciências.
                                                                      É muito animador poder ajudar na concretização das ideias de
            No projeto da energia solar tive a oportunidade de ir à escola   alunos motivados e acompanhar o processo de aprendizagem
            da Boa Água e com uma breve apresentação dar uma introdu-  pela experiência. Uma experiência que recomendo e na qual
            ção aos sistemas autónomos fotovoltaicos. Posteriormente os   reconheço um enorme benefício para os alunos.
            alunos fizeram a montagem destes sistemas.

            No projeto “Carrega na Pedalada” os alunos deslocaram-se à
            Faculdade de Ciências já com um esquema do protótipo de
            conversão da energia cinética em elétrica para o carregamento













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