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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO
PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL)
O Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja produziu um ro- Nas palavras de Teresa Pombo, elemento da equipa do PNL,
teiro digital, em Google Earth, como resposta ao 1.º desafio da “Muito bom! Tanta leitura, tanta escrita, tanta aprendiza-
Escola Azul, sobre os 500 anos da 1.ª viagem de Circum-Nave- gem com e no digital”.
gação, iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Juan
Elcano. Os alunos entraram a bordo e, navegando no Google
Earth, deixaram as suas mensagens, desenhos, poemas, pes-
quisas, em pontos estratégicos do globo!
Neste roteiro, representativo de um trabalho colaborativo ver-
tical, encontram-se trabalhos desenvolvidos por alunos de di-
ferentes níveis/ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao 9.º
ano.
Este trabalho foi destacado pelo Plano Nacional de Leitura
(PNL), como um exemplo de boas práticas enquanto Roteiro
Digital de Leitura.
INSTITUTO DOM LUIZ
João Silva de telemóveis. Houve uma breve introdução aos fundamentos
Doutorando na Faculdade de Ciências da Universidade de da eletricidade e eletrónica e procedeu-se à sua montagem.
Lisboa - Instituto Dom Luiz
As oficinas tiveram uma participação muito positiva por partes
As atividades desenvolvidas com a escola da Boa Água foram dos alunos, não só pela atenção que prestaram, mas também
muito gratificantes. Tanto o projeto da Energia Solar, com ofi- pela forma ativa com que participaram na materialização dos
cina realizada na escola da Boa Água, como o projeto “carrega projetos.
na pedalada”, com oficina realizada na Faculdade de Ciências.
É muito animador poder ajudar na concretização das ideias de
No projeto da energia solar tive a oportunidade de ir à escola alunos motivados e acompanhar o processo de aprendizagem
da Boa Água e com uma breve apresentação dar uma introdu- pela experiência. Uma experiência que recomendo e na qual
ção aos sistemas autónomos fotovoltaicos. Posteriormente os reconheço um enorme benefício para os alunos.
alunos fizeram a montagem destes sistemas.
No projeto “Carrega na Pedalada” os alunos deslocaram-se à
Faculdade de Ciências já com um esquema do protótipo de
conversão da energia cinética em elétrica para o carregamento
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