Page 298 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 298

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            GALERIA DA BIODIVERSIDADE - CENTRO CIÊNCIA VIVA | MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA DA UNIV. DO PORTO


            Localização do CCV: Porto                                 BIODIVERSIDADE
            Escolas parceiras: Agrupamento de Escolas de Amarante; Co-  PARA TODOS
            légio São Gonçalo de Amarante; Agrupamento Escolas Caroli-
            na Michaelis; Agrupamento Escolas Camilo Castelo Branco, Vila
            Nova de Famalicão; Agrupamento Escolas Dr Mário Fonseca,
            Lousada; Escola Secundária Filipa de Vilhena; Agrupamento Es-
            colas Miranda do Douro; Escola Secundária Paços de Ferreira;
            Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha; Agrupamento
            Escolas de Rio Tinto; Agrupamento Escolas de Santa Bárbara,
            Gondomar; Agrupamento Escolas Soares dos Reis, Vila Nova de
            Gaia; Escola Básica do Sudeste de Baião;
            Áreas científicas abordadas na parceria: Biologia (biodiversi-
            dade, educação ambiental e sustentabilidade e botânica)
            Níveis/Anos de Escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do
            Ensino Básico, e Ensino Secundário
            Elementos da Comunidade Educativa: Alunos e Professores





            Começando por enaltecer o programa Clubes Ciência Viva na Escola,
            agradecemos pelas extraordinárias oportunidades de interação direta
            com um fantástico conjunto de escolas que nos trouxe. Neste contexto,
            foram criados momentos de partilha de ciência e tecnologia que contri-
            buíram para assegurar o acesso dos alunos ao ensino experimental das
            ciências, bem como ao contacto com investigadores, e através destes,
            com os mais recentes desenvolvimentos da ciência.
            No âmbito dos protocolos de desenvolvimento estratégico estabele-
            cidos entre a Universidade do Porto, através do seu Museu de História
            Natural e da Ciência, e as escolas parceiras, chegaram-nos desafios inte-
            ressantes e diversificados: (i) orientação técnico-científica dos projetos
            dinamizados pelos Clubes nas escolas; (ii) promoção de ações de capa-
            citação e atualização científica para alunos e professores; (iii) realização
            de oficinas laboratoriais e/ou experimentais; e (iv) visitas orientadas à
            Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e aos restantes pólos do
            Museu.                                                       LEGENDAS:
            Em todas as atividades e projetos, foi compensador e inspirador obser-  1. Turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha:
                                                                         Oficina científico-didática Biodiversidade em nosso redor durante a Semana da Ciência
            var o empenho e a motivação dos alunos e a dedicação dos professores   –  Novembro de 2020
            dinamizadores dos Clubes, cujo papel foi fundamental para que esta   2. Turma do Ensino Secundário da Escola Secundária Carolina Michaëlis: Visita orientada à
            parceria se concretizasse de forma tão profícua.             Galeria da BioDiversidade -Centro Ciência Viva –  Janeiro de 2020 (antes da pandemia)
                                                                         3. Turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha:
            Assim, gostaríamos de destacar um dos projetos que mais nos impres-  Visita orientada à Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva – Fevereiro de 2020
            sionou, pela recetividade dos alunos e pelo entusiasmo com que partici-  (antes da pandemia)
            param nas atividades propostas: a Semana da Ciência no Agrupamento
            de Escolas Pêro Vaz de Caminha. De 2 a 6 de novembro, este agrupa-
            mento TEIP promoveu atividades experimentais dinamizadas pela nossa   construção de um terrário na Esc. Básica de Amarante, e ainda a visita
            equipa, que se deslocou a todas as suas escolas. Ainda antes da pande-  dos alunos do A. E. de Miranda do Douro, não nos deixam indiferentes
            mia, este agrupamento ofereceu aos seus alunos visitas orientadas aos   pelo espírito de iniciativa e dinamismo demonstrados.
            espaços do Museu. Os testemunhos recolhidos demonstram o seu gran-  Importa ter presente que muitas das escolas envolvidas neste programa,
            de entusiamo e alegria por terem participado nestas visitas.
                                                                      apenas com base no apoio concedido pelo mesmo, conseguem propor-
            Mas a verdade é que todos os Clubes parceiros são dignos de destaque.   cionar aos seus alunos momentos inesquecíveis de descoberta da ciên-
            Projetos como a identificação da flora da Esc. Sec. Filipa de Vilhena ou a   cia e cultura, estimulando o conhecimento do mundo que os rodeia!

                                                                    298
   293   294   295   296   297   298   299   300   301   302   303