Page 185 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 185

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SANTARÉM                             CORUCHE


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE                         PROJETO
                                                                            “CIÊNCIA AO VIVO”

                  Áreas científicas principais: Físico-Química, Ciências Naturais
                  Parceiros: Centro Escolar de Coruche, Escola Básica 2,3 Armando
                  Lizardo, Escola Básica Integrada do Couço
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º Ciclo – Turmas 3.º ano e 4.º ano,
                  2.º Ciclo – Turmas de 5.º ano
                  Comunidade envolvida: 306 alunos e 8 professores





                  A sociedade atual é cada vez mais científica e tecnológica e de uma for-
                  ma acentuada as crianças relacionam-se desde muito cedo com brin-
                  quedos e equipamentos que refletem os avanços da tecnologia. Todos
                  estes avanços científicos e tecnológicos influenciam gradualmente a
                  esfera pessoal de cada indivíduo, na sociedade em que está inserido, de
                  uma forma geral, e na sua forma de intervir enquanto cidadão responsá-
                  vel, habitante e ocupante deste planeta.
                  Este projeto surge para que haja a possibilidade de explorar questões
                  relacionadas com a ciência de uma forma teórico-prática, com uma
                  abordagem lúdica, para que seja possível a transmissão e aquisição de
                  algumas noções básicas e essenciais. Tem por base a componente pe-
                  dagógica e educativa e visa sensibilizar os jovens e as suas famílias para
                  estas temáticas. Para isso, recorre-se a materiais simples e sempre que
                  possível reutilizáveis, podendo a maioria das atividades serem reprodu-
                  zidas pelos alunos em ambiente doméstico. Houve também o cuidado
                  em escolher atividades que não exigissem muito tempo nem grandes
                  recursos.
                  Pretende-se, desta forma, que os alunos tenham autonomia para efetuar
                  pesquisas em diversas fontes, selecionar informação, efetuar medições,
                  realizar operações dirigidas, registar os dados de uma observação, for-
                  mular questões pertinentes, prever resultados e estabelecer compara-
                  ções. E ao mesmo tempo sejam estimulados para a curiosidade pelo
                  que se observa, o interesse em compreender fenómenos do dia-a-dia,
                  e sobretudo, o empenho e a perseverança na concretização das tarefas
                  atribuídas.









                     LEGENDAS:
                     1. Atividade “Constrói um submarino” Turmas 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos
                     2. “Observação astronómica noturna” Comunidade escolar
                     3. Atividade “Constrói um submarino” Turmas 2.º ciclo – 5.º ano
                     4. “Observação astronómica diurna” Comunidade escolar




                                                                         185
   180   181   182   183   184   185   186   187   188   189   190