Page 183 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 183

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SANTARÉM                             ABRANTES


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 2 DE ABRANTES                  PARA NA ESCOLA CRESCER,
                                                                            COM O CLUBE DE CIÊNCIA
                                                                            VOU APRENDER
                  Áreas científicas principais: Biologia / Física / Química / Robótica
                  Parceiros: CCV Constância / CM Abrantes / CM Constância / Hortas
                  da Aldeia
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino
                  Básico, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar incluindo
                  elementos exteriores ao Agrupamento




                  Workshop de jardinagem - Este WorkShop realizou-se em novembro de
                  2019, envolvendo alunos do 2.º e do 3.º Ciclo do Ensino Básico, tendo
                  sido dinamizado pelo Sr. João Dias, das “Hortas da Aldeia”. Todos os alu-
                  nos gostaram da atividade, considerando-a divertida e enriquecedora.
                  Das aprendizagens adquiridas, salientaram o facto de terem aprendido o
                  nome de algumas plantas e a sua utilidade, bem como algumas técnicas
                  de propagação das plantas salientando a sementeira e a transplantação.
                  Workshop de robótica - Desenvolveram-se no final do 1.º período de
                  2019 dois workshops de robótica: “Robótica e plantas autóctones”, com
                  uma turma do 5.º ano que se realizou na Biblioteca da ESMF e “Iniciação
                  à robótica” (com o apoio científico e técnico do CCVConstância). Este úl-
                  timo workshop foi dinamizado para alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupa-
                  mento (“Cubeto”) e para alunos do 2.º CEB (“Ozobot”). De destacar que
                  estiveram presentes alunos dos 8.º e 10.º anos que serão os futuros mo-
                  nitores/dinamizadores de workshops.
                  Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica - Apresentação aos
                  alunos do 9.º ano da ESMF da Tabela Periódica. Esta atividade foi dina-
                  mizada pelo Clube e contou com a colaboração de alunos dos 9.º A e B,
                  10.º B e 12.º de Química, do Curso Profissional de Técnico de Soldadura
                  e do PNArtes. Teve ainda a colaboração de professores de diversas áreas
                  e de assistentes operacionais. Os alunos levaram como recordação um
                  marcador de livros alusivo ao evento.
                  Projeto Encosta - Ao longo do 2.º período do ano  letivo 2019/20 foram
                  estabelecidos contactos com a CMAbrantes e outras entidades (Clube de
                  Orientação) no sentido de se preparar um percurso orientado na Encosta
                  do Tejo e de ser construído um painel informativo a colocar num local   LEGENDAS:
                  de observação e fazer alguns folhetos informativos de modo a divulgar/  1. Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica (9.º , 10.º e 12.º anos)
                  explorar todo aquele espaço. No presente ano letivo, participámos no   2. Projeto Encosta (toda a comunidade escolar)
                  Projeto ERASMUS+ e fez-se a plantação de bolotas na celebração do Dia   3. Comemoração do dia da alimentação (toda a comunidade escolar)
                  da Floresta Autóctone. Esta celebração foi acompanhado com uma ex-  4. Workshop de jardinagem (alunos 8.º ano)
                  posição das espécies autóctones da Encosta do Tejo no átrio principal   5. Workshop de robótica (alunos 3.º, 4.º anos e 2.º CEB)
                  da Escola.
                  Comemoração do dia da alimentação - O Clube de Ciência Viva, em
                  colaboração com a Biblioteca, construiu um painel  informativo,  sobre
                  açúcares escondidos nos alimentos, consequências do consumo exces-  slides. No do 3.º CEB, os alunos analisaram rótulos de alimentos no sen-
                  sivo de açúcares face à quantidade adequada para jovens. As atividades   tido de se proceder à identificação da quantidade de açúcares “disfar-
                  realizadas no ensino Secundário foram feitas com recurso a ferramentas   çados”, gorduras e aditivos. No 2.º CEB, os alunos realizaram trabalhos
                  digitais do “Classroom”, com a criação de ementas saudáveis no Google   sobre “Dieta mediterrânica”, na plataforma Classroom.


                                                                         183
   178   179   180   181   182   183   184   185   186   187   188