Page 183 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 183
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SANTARÉM ABRANTES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 2 DE ABRANTES PARA NA ESCOLA CRESCER,
COM O CLUBE DE CIÊNCIA
VOU APRENDER
Áreas científicas principais: Biologia / Física / Química / Robótica
Parceiros: CCV Constância / CM Abrantes / CM Constância / Hortas
da Aldeia
Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar incluindo
elementos exteriores ao Agrupamento
Workshop de jardinagem - Este WorkShop realizou-se em novembro de
2019, envolvendo alunos do 2.º e do 3.º Ciclo do Ensino Básico, tendo
sido dinamizado pelo Sr. João Dias, das “Hortas da Aldeia”. Todos os alu-
nos gostaram da atividade, considerando-a divertida e enriquecedora.
Das aprendizagens adquiridas, salientaram o facto de terem aprendido o
nome de algumas plantas e a sua utilidade, bem como algumas técnicas
de propagação das plantas salientando a sementeira e a transplantação.
Workshop de robótica - Desenvolveram-se no final do 1.º período de
2019 dois workshops de robótica: “Robótica e plantas autóctones”, com
uma turma do 5.º ano que se realizou na Biblioteca da ESMF e “Iniciação
à robótica” (com o apoio científico e técnico do CCVConstância). Este úl-
timo workshop foi dinamizado para alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupa-
mento (“Cubeto”) e para alunos do 2.º CEB (“Ozobot”). De destacar que
estiveram presentes alunos dos 8.º e 10.º anos que serão os futuros mo-
nitores/dinamizadores de workshops.
Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica - Apresentação aos
alunos do 9.º ano da ESMF da Tabela Periódica. Esta atividade foi dina-
mizada pelo Clube e contou com a colaboração de alunos dos 9.º A e B,
10.º B e 12.º de Química, do Curso Profissional de Técnico de Soldadura
e do PNArtes. Teve ainda a colaboração de professores de diversas áreas
e de assistentes operacionais. Os alunos levaram como recordação um
marcador de livros alusivo ao evento.
Projeto Encosta - Ao longo do 2.º período do ano letivo 2019/20 foram
estabelecidos contactos com a CMAbrantes e outras entidades (Clube de
Orientação) no sentido de se preparar um percurso orientado na Encosta
do Tejo e de ser construído um painel informativo a colocar num local LEGENDAS:
de observação e fazer alguns folhetos informativos de modo a divulgar/ 1. Comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica (9.º , 10.º e 12.º anos)
explorar todo aquele espaço. No presente ano letivo, participámos no 2. Projeto Encosta (toda a comunidade escolar)
Projeto ERASMUS+ e fez-se a plantação de bolotas na celebração do Dia 3. Comemoração do dia da alimentação (toda a comunidade escolar)
da Floresta Autóctone. Esta celebração foi acompanhado com uma ex- 4. Workshop de jardinagem (alunos 8.º ano)
posição das espécies autóctones da Encosta do Tejo no átrio principal 5. Workshop de robótica (alunos 3.º, 4.º anos e 2.º CEB)
da Escola.
Comemoração do dia da alimentação - O Clube de Ciência Viva, em
colaboração com a Biblioteca, construiu um painel informativo, sobre
açúcares escondidos nos alimentos, consequências do consumo exces- slides. No do 3.º CEB, os alunos analisaram rótulos de alimentos no sen-
sivo de açúcares face à quantidade adequada para jovens. As atividades tido de se proceder à identificação da quantidade de açúcares “disfar-
realizadas no ensino Secundário foram feitas com recurso a ferramentas çados”, gorduras e aditivos. No 2.º CEB, os alunos realizaram trabalhos
digitais do “Classroom”, com a criação de ementas saudáveis no Google sobre “Dieta mediterrânica”, na plataforma Classroom.
183