Page 10 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 10

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA











                                                         COORDENAÇÃO

                                                         NACIONAL


                                                         Maria João Horta








            A Educação em Ciência contribui para o desenvolvimento da   e agrega a estes um conjunto alargado de entidades ligadas
            literacia científica dos cidadãos e é, deste modo, fundamental   ao desenvolvimento da ciência e à sua divulgação. Esta Rede,
            para o exercício pleno de cidadania. Trata-se de usar o conheci-  dinamizada pela Direção-Geral da Educação, em parceria com
            mento científico, de identificar questões e de desenhar conclu-  a Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tec-
            sões baseadas na evidência, com o propósito de compreender   nológica) procura desde 2018 criar contextos que promovam
            o mundo real e de ajudar à tomada de decisões sobre as alte-  o interesse das crianças e dos jovens pela Ciência, numa abor-
            rações nele causadas pela atividade humana. De acordo com   dagem inter e transdisciplinar. Por isso, temos na Rede clubes
            o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (ME,   que dinamizam atividades diversas para as comunidades, clu-
            2017), as competências na área de “Saber científico técnico e   bes que colaboram e interagem com Universidades, Centros
            tecnológico” dizem respeito à mobilização da compreensão de   de Investigação e outros parceiros e que com eles criam am-
            fenómenos científicos e técnicos e da sua aplicação para dar   bientes potenciadores para uma efetiva Educação em Ciência
            resposta aos desejos e necessidades humanos, com consciên-  nas escolas.
            cia das consequências éticas, sociais, económicas e ecológicas.
                                                                      Nestes Clubes, os alunos têm  oportunidades  reais que lhes
            Consideramos,  por  isso,  que  o  desenvolvimento  de  compe-  permitem investigar, questionar e utilizar os meios tecnológi-
            tências nestes diferentes domínios, exige o envolvimento dos   cos disponíveis, nas escolas e nas entidades parceiras, para que
            alunos nos processos de ensino e aprendizagem, o que lhes é   construam conhecimentos, capacidades, atitudes e soluções
            proporcionado pela vivência de experiências educativas dife-  para os problemas que lhes são apresentados e, sobretudo,
            renciadas. Estas devem ir ao encontro, por um lado, dos seus   para que adquiram a capacidade de resposta às novas situa-
            interesses pessoais e, por outro, deverão estar em conformida-  ções problemáticas que surjam na sua vida diária, e enquanto
            de com o que se passa à sua volta, numa perspetiva de abor-  cidadãos que se querem interventivos, críticos e preocupados
            dagem da Ciência por via da Sociedade, da Tecnologia e do   com o Meio Ambiente.
            Ambiente.
                                                                      A Rede de Clubes é, pois, uma comunidade educativa real que
            Criar ambientes ricos do ponto de vista do ensino e da apren-  promove práticas pedagógicas capazes de dotar os alunos de
            dizagem no  que  respeita  à Educação  em Ciência,  implica   um maior conhecimento e compreensão científica e, assim,
            proporcionar aos alunos situações reflexivas e investigativas,   desenvolver a sua literacia científica para níveis mais elevados.
            ambientes de aprendizagem onde a observação, a experimen-  A promoção de atitudes críticas fundamentadas, a criação de
            tação, a previsão, a dúvida, o erro e a reformulação, estimulem   ambientes onde o confronto de opiniões e a discussão acon-
            os alunos no seu pensamento crítico e criativo. Importa, assim,   teçam, a realização de atividades experimentais, a observação
            promover nos alunos o interesse pela ciência e pela compreen-  rigorosa, a ligação ao ambiente, à tecnologia e à sociedade,
            são do mundo que os rodeia.                               promovendo o estabelecimento de relações entre estas áreas,
                                                                      numa perspetiva transdisciplinar, deve acontecer no quotidia-
            A Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola é uma comunida-  no de todos os alunos.
            de de saber e de prática que mobiliza atualmente 237 Clubes



                                                                    10
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15