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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
MENSAGEM
DO DIRETOR-GERAL DA EDUCAÇÃO
José Vítor Pedroso
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem hoje um grande cativas desenvolvidas pelos professores no âmbito destes espaços
impacto em todos os setores da sociedade, existindo uma necessi- de ciência, de diversas reuniões de apresentação e esclarecimento
dade crescente de sensibilização, bem como de reflexão cuidadosa e sobre as linhas de financiamento disponíveis para as escolas, bem
esclarecida que, numa perspetiva democrática, deve envolver todos como no acompanhamento à execução financeira destas candidatu-
os cidadãos. ras, em estreita ligação com o IGeFE e com o POCH.
Impõe-se que a educação em ciência contemple diversas dimensões. Em 2019 foi lançada a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, num
Para além de aprendizagens relativas a conceitos, princípios e teo- Encontro Nacional que decorreu em Leiria e que contou com a pre-
rias científicos, deve promover o desenvolvimento de atitudes face sença dos Clubes de 156 escolas, parceiros e especialistas. Este en-
à ciência, de competências práticas e de raciocínio, bem como de contro propiciou uma reflexão sobre as dinâmicas desta rede, sobre
competências que permitam intervir, numa perspetiva democrática, o papel dos Clubes na promoção de atividades transversais e inter-
crítica e interventiva em sociedades marcadas pela rápida evolução disciplinares, sobre o caminho já percorrido e sobre as perspetivas
científica e tecnológica. futuras, com enfoque no papel fundamental das parcerias.
Neste contexto, a iniciativa REDE de Clubes Ciência Viva na Escola, Esta iniciativa nacional envolve 237 Clubes em escolas públicas, pri-
promovida pela Direção-Geral da Educação e pela Agência Ciên- vadas e profissionais, distribuídos por todas as regiões do país, pe-
cia Viva e apresentada em 2018, assume particular importância. Os las regiões autónomas e pelas escolas portuguesas no estrangeiro,
Clubes Ciência Viva funcionam nas Escolas como espaços de ciência contando com a participação de cerca de 850 professores, das mais
abertos, em que se promove o contacto com a ciência e a tecnolo- variadas áreas científicas e grupos de recrutamento. Destaca-se a
gia e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promo- predominância para as Ciências Naturais, para a Biologia e Geologia,
vendo a educação em ciência. Estes clubes potenciam a cooperação para a Física e Química e para a Matemática, com atividades relacio-
entre sistemas formais e não formais de educação, constituindo par- nadas com temáticas como a Divulgação/Comunicação em Ciência,
cerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, au- a Robótica e a Programação, a Astronomia, a Água e Mar, a Saúde e
tarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras Ambiente, a Sustentabilidade/Biodiversidade, a relação entre a Ciên-
instituições culturais. cia e as Artes, a Ciência Cidadã e o Património e Tradições, para alunos
da educação pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, en-
No âmbito deste projeto, a Direção-Geral da Educação, em articula- sino secundário, cursos de educação e formação, cursos profissionais
ção com a Agência Ciência Viva, tem assumido a dinamização desta e, numa perspetiva mais alargada, para as suas comunidades locais.
REDE colocando a sua atenção no acompanhamento, em proximida-
de, das escolas e dos seus projetos e na potenciação de diversas for- É assim, com o maior gosto, que assistimos à publicação deste catá-
mas, momentos e canais de partilha de boas práticas educativas rea- logo, enquanto testemunho do trabalho que vem sendo desenvolvi-
lizadas pelos nossos professores junto das respetivas comunidades. do no âmbito desta iniciativa, desejando que se possa alargar a mais
escolas, perdure no tempo e que potencie novos desenvolvimentos
Este acompanhamento traduziu-se já na realização de 9 Jornadas de na educação em ciência estreitando laços de aprendizagem e de par-
Parcerias, realizadas com a finalidade de aproximar escolas e parcei- tilha entre todos os elos desta REDE.
ros, de 18 sessões de trabalho em proximidade a que designámos
microrredes, focadas na partilha de experiências e de práticas edu-
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