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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA











                  MENSAGEM

                  DO DIRETOR-GERAL DA EDUCAÇÃO


                  José Vítor Pedroso








                  O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem hoje um grande   cativas desenvolvidas pelos professores no âmbito destes espaços
                  impacto em todos os setores da sociedade, existindo uma necessi-  de ciência, de diversas reuniões de apresentação e esclarecimento
                  dade crescente de sensibilização, bem como de reflexão cuidadosa e   sobre as linhas de financiamento disponíveis para as escolas, bem
                  esclarecida que, numa perspetiva democrática, deve envolver todos   como no acompanhamento à execução financeira destas candidatu-
                  os cidadãos.                                              ras, em estreita ligação com o IGeFE e com o POCH.

                  Impõe-se que a educação em ciência contemple diversas dimensões.   Em 2019 foi lançada a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, num
                  Para além de aprendizagens relativas a conceitos, princípios e teo-  Encontro Nacional que decorreu em Leiria e que contou com a pre-
                  rias científicos, deve promover o desenvolvimento de atitudes face   sença dos Clubes de 156 escolas, parceiros e especialistas. Este en-
                  à ciência, de competências práticas e de raciocínio, bem como de   contro propiciou uma reflexão sobre as dinâmicas desta rede, sobre
                  competências que permitam intervir, numa perspetiva democrática,   o papel dos Clubes na promoção de atividades transversais e inter-
                  crítica e interventiva em sociedades marcadas pela rápida evolução   disciplinares, sobre o caminho já percorrido e sobre as perspetivas
                  científica e tecnológica.                                 futuras, com enfoque no papel fundamental das parcerias.

                  Neste contexto, a iniciativa REDE de Clubes Ciência Viva na Escola,   Esta iniciativa nacional envolve 237 Clubes em escolas públicas, pri-
                  promovida pela Direção-Geral da Educação e pela Agência Ciên-  vadas e profissionais, distribuídos por todas as regiões do país, pe-
                  cia Viva e apresentada em 2018, assume particular importância. Os   las regiões autónomas e pelas escolas portuguesas no estrangeiro,
                  Clubes Ciência Viva funcionam nas Escolas como espaços de ciência   contando com a participação de cerca de 850 professores, das mais
                  abertos, em que se promove o contacto com a ciência e a tecnolo-  variadas áreas científicas e grupos de recrutamento. Destaca-se a
                  gia e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promo-  predominância para as Ciências Naturais, para a Biologia e Geologia,
                  vendo a educação em ciência. Estes clubes potenciam a cooperação   para a Física e Química e para a Matemática, com atividades relacio-
                  entre sistemas formais e não formais de educação, constituindo par-  nadas com temáticas como a Divulgação/Comunicação em Ciência,
                  cerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, au-  a Robótica e a Programação, a Astronomia, a Água e Mar, a Saúde e
                  tarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras   Ambiente, a Sustentabilidade/Biodiversidade, a relação entre a Ciên-
                  instituições culturais.                                   cia e as Artes, a Ciência Cidadã e o Património e Tradições, para alunos
                                                                            da educação pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, en-
                  No âmbito deste projeto, a Direção-Geral da Educação, em articula-  sino secundário, cursos de educação e formação, cursos profissionais
                  ção com a Agência Ciência Viva, tem assumido a dinamização desta   e, numa perspetiva mais alargada, para as suas comunidades locais.
                  REDE colocando a sua atenção no acompanhamento, em proximida-
                  de, das escolas e dos seus projetos e na potenciação de diversas for-  É assim, com o maior gosto, que assistimos à publicação deste catá-
                  mas, momentos e canais de partilha de boas práticas educativas rea-  logo, enquanto testemunho do trabalho que vem sendo desenvolvi-
                  lizadas pelos nossos professores junto das respetivas comunidades.   do no âmbito desta iniciativa, desejando que se possa alargar a mais
                                                                            escolas, perdure no tempo e que potencie novos desenvolvimentos
                  Este acompanhamento traduziu-se já na realização de 9 Jornadas de   na educação em ciência estreitando laços de aprendizagem e de par-
                  Parcerias, realizadas com a finalidade de aproximar escolas e parcei-  tilha entre todos os elos desta REDE.
                  ros, de 18 sessões de trabalho em proximidade a que designámos
                  microrredes, focadas na partilha de experiências e de práticas edu-





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