Page 15 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA









                  A iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola tem como
                  principais objetivos:



                   (i)  contribuir para a literacia científica e tecnológica   (iii)  promover a articulação entre o ensino formal e não
                       dos alunos e da comunidade educativa, incluindo           formal, entre ciclos de escolaridade, entre disci-
                       famílias e restante comunidade local, proporcio-          plinas e entre escolas, gerando lógicas organiza-
                       nando ambientes formais e não formais de apren-           tivas mais flexíveis;
                       dizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência       (iv)   fomentar a abertura da Escola à comunidade local,
                       e pela aprendizagem ao longo da vida;                     através do incentivo ao estabelecimento de parce-

                   (ii)  contribuir  para a modernização  dos  modelos  e        rias com instituições científicas e de ensino supe-
                       estratégias de ensino usados pelos professores,           rior, autarquias, centros Ciência  Viva, empresas
                       nomeadamente através da interdisciplinaridade,            com I&D, museus e outras instituições culturais;
                       do trabalho prático  e experimental, da contextua-    (v)   estimular a partilha de conhecimentos, experiências
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                       lização do conhecimento e do desenvolvimento de           e boas práticas entre os Clubes Ciência Viva na Escola.
                       competências científicas relevantes;











                  Os Clubes Ciência Viva na Escola assentam num concei-
                  to dinâmico e plural, enquanto estruturas de ciência e
                  conhecimento  adaptadas  às  características  específi-
                  cas das organizações parceiras que as constituem e do
                  meio social e cultural em que se inserem. Neste sentido,
                  preconiza-se que sejam abertos e dirigidos a toda a co-
                  munidade educativa, para promover o acesso a práticas
                  científicas inovadoras.
























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