Page 14 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

















            ENQUADRAMENTO









            A iniciativa “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” re-  consolidem uma cultura científica de base humanista,
            sulta de uma parceria, estabelecida entre a Direção-Ge-   mobilizando a compreensão de processos e fenómenos
            ral da Educação e a Ciência Viva – Agência Nacional para  científicos para os processos de tomada de decisão e
            a Cultura Científica e Tecnológica. O desenvolvimento  participação ativa, enquanto cidadãos.
            da iniciativa é assegurado através de uma dupla coorde-
            nação, de âmbito nacional, que apoia os Agrupamentos      Esta iniciativa permite o desenvolvimento das diferen-
            de Escolas/Escolas não Agrupadas, Escolas Profissionais,   tes áreas de competências, nomeadamente de saber
            Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e     científico, técnico e tecnológico, entre outras, consigna-
            Escolas Portuguesas no Estrangeiro, promovendo e di-      das no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obriga-
            namizando encontros regionais e nacionais no âmbito       tória, que deverá valorizar, em cada Escola, no âmbito
            da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”. Este projeto   da Autonomia e Flexibilidade Curricular, trabalho práti-
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            iniciou-se a 7 de março de 2018 e teve como principal     co  e experimental , a interdisciplinaridade e o trabalho
            objetivo a criação de uma Rede de Clubes Ciência Viva     colaborativo, contextualizando o conhecimento em si-
            na Escola, com vista à partilha de conhecimentos, expe-   tuações que se aproximem dos problemas reais que se
            riência e boas práticas entre as escolas.                 relacionam com a ciência e a tecnologia do século XXI.

                                                                      Os Clubes Ciência Viva na Escola potenciam a coopera-
            Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços abertos
            de contacto com a ciência e a tecnologia, com vista ao    ção entre sistemas formais e não formais de educação,
            desenvolvimento de uma educação científica que tenha      estabelecendo parcerias sólidas com Instituições Cien-
            em consideração o acesso generalizado dos alunos ao       tíficas e do Ensino Superior, Autarquias, Centros Ciência
            conhecimento sobre as práticas científicas inovadoras,    Viva, Empresas em I&D, Museus e outras Instituições
            incluindo o impacto que estas têm na qualidade de vida    Culturais.
            e saúde individual.                                       A “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” é baseada na

            Este projeto pretende contribuir para a promoção do       disseminação de boas práticas, mobilizando e envolven-
            sucesso educativo e para  que os alunos  construam e      do as comunidades educativas, bem como os parceiros.







            1   Trabalho prático é entendido como um conceito que abrange atividades de diversos tipos, em que os alunos desempenhem um papel ativo, como por
              exemplo trabalho laboratorial, trabalho de campo, pesquisa de informação, apresentação de trabalhos, debates, resolução de exercícios, etc.
            2   O trabalho experimental corresponde a todas as atividades, laboratoriais, de campo, ou outras, em que há manipulação e controlo de variáveis.


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