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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
ENQUADRAMENTO
A iniciativa “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” re- consolidem uma cultura científica de base humanista,
sulta de uma parceria, estabelecida entre a Direção-Ge- mobilizando a compreensão de processos e fenómenos
ral da Educação e a Ciência Viva – Agência Nacional para científicos para os processos de tomada de decisão e
a Cultura Científica e Tecnológica. O desenvolvimento participação ativa, enquanto cidadãos.
da iniciativa é assegurado através de uma dupla coorde-
nação, de âmbito nacional, que apoia os Agrupamentos Esta iniciativa permite o desenvolvimento das diferen-
de Escolas/Escolas não Agrupadas, Escolas Profissionais, tes áreas de competências, nomeadamente de saber
Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e científico, técnico e tecnológico, entre outras, consigna-
Escolas Portuguesas no Estrangeiro, promovendo e di- das no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obriga-
namizando encontros regionais e nacionais no âmbito tória, que deverá valorizar, em cada Escola, no âmbito
da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”. Este projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular, trabalho práti-
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iniciou-se a 7 de março de 2018 e teve como principal co e experimental , a interdisciplinaridade e o trabalho
objetivo a criação de uma Rede de Clubes Ciência Viva colaborativo, contextualizando o conhecimento em si-
na Escola, com vista à partilha de conhecimentos, expe- tuações que se aproximem dos problemas reais que se
riência e boas práticas entre as escolas. relacionam com a ciência e a tecnologia do século XXI.
Os Clubes Ciência Viva na Escola potenciam a coopera-
Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços abertos
de contacto com a ciência e a tecnologia, com vista ao ção entre sistemas formais e não formais de educação,
desenvolvimento de uma educação científica que tenha estabelecendo parcerias sólidas com Instituições Cien-
em consideração o acesso generalizado dos alunos ao tíficas e do Ensino Superior, Autarquias, Centros Ciência
conhecimento sobre as práticas científicas inovadoras, Viva, Empresas em I&D, Museus e outras Instituições
incluindo o impacto que estas têm na qualidade de vida Culturais.
e saúde individual. A “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” é baseada na
Este projeto pretende contribuir para a promoção do disseminação de boas práticas, mobilizando e envolven-
sucesso educativo e para que os alunos construam e do as comunidades educativas, bem como os parceiros.
1 Trabalho prático é entendido como um conceito que abrange atividades de diversos tipos, em que os alunos desempenhem um papel ativo, como por
exemplo trabalho laboratorial, trabalho de campo, pesquisa de informação, apresentação de trabalhos, debates, resolução de exercícios, etc.
2 O trabalho experimental corresponde a todas as atividades, laboratoriais, de campo, ou outras, em que há manipulação e controlo de variáveis.
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