Page 8 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 8
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
MENSAGEM
DO SECRETÁRIO DE ESTADO
ADJUNTO E DA EDUCAÇÃO
João Costa
A Ciência é um instrumento de liberdade. É movida pela cia? Consigo ler notícias sobre a pandemia que vivemos
curiosidade dos que não têm medo de fazer perguntas, sem conhecimento científico? Consigo investir na mi-
pela inquietude dos que não se conformam com o que nha própria aprendizagem ao longo da vida sem que as
já sabem ou com explicações fáceis. minhas competências de raciocínio, pensamento crítico,
preenchidas com saber científico e tecnológico se de-
A Ciência tem princípios e métodos que não se compa- senvolvam? Grandes avanços científicos têm sido feitos
decem com a emissão de opiniões sem fundamento ou com bons e com maus efeitos. Desenvolveu-se tecno-
em premissas sem validade. Perguntar, pesquisar, vali- logia para matar e para salvar vidas. A Ciência terá mais
dar, testar, confirmar, permitir a testagem por outros valor quanto estiver associada a valores que nos defi-
são alguns dos traços principais do que define o pensar nem como humanos em desenvolvimento: a coopera-
cientificamente. ção para a sustentabilidade, a resolução dos problemas
Popper e Kuhn são a referência para os que, como eu, globais, a promoção do bem-estar coletivo. Por outras
gostam de estudar a história das ciências. Ajudam-nos palavras, educar para as Ciências é melhor, quando em
a perceber o que são paradigmas e o que são princípios paralelo se educa para a cidadania ativa e esclarecida.
inabaláveis de refutabilidade e falsificação. São os que O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
nos permitem distinguir a Ciência da pseudociência.
estabelece as áreas de competência a desenvolver ao
Aprender Ciência não é, portanto, apenas saber muitas longo dos 12 anos de escolaridade. Neles incluem-se
coisas de cor. Significa saber observar, registar, classifi- as áreas referidas acima. A possibilidade de experimen-
car, questionar, formular hipóteses, experimentar, discu- tação e de desenvolvimento de projetos é potenciada
tir e interpretar. Nada disto se faz sem conhecimento. A pelo reforço de autonomia e pela flexibilidade na ges-
concretização ajuda a compreender e aprofundar esse tão do currículo. O trabalho conjunto entre filosofia e
conhecimento. Experimentar, “meter a mão na massa”, biologia e geologia permite introduzir a reflexão sobre
é um requisito para a aprendizagem efetiva. A rede de questões de bioética. O trabalho articulado entre as
Clubes Ciência Viva não é o resultado de um conjunto ciências, cidadania e português permite aprofundar li-
de pequenos clubes, que funcionam ao lado da escola, teracia científica e literacia dos media.
mas sim um instrumento importante para o desenvolvi- Os Clubes Ciência Viva são, assim, recursos para mais e
mento curricular.
melhores aprendizagens e um recurso importante para
As Ciências não são uma caixa fechada. São chave para a estimular o ensino experimental das ciências e, conse-
interpretação e descodificação de muitas questões que quentemente, o pensamento científico, a criatividade
nos afetam enquanto humanos e enquanto sociedade. e o pensamento crítico. São, pois, um instrumento de
Consigo interpretar as alterações climáticas sem Ciên- liberdade.
8