Page 8 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 8

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA











                                                         MENSAGEM

                                                         DO SECRETÁRIO DE ESTADO

                                                         ADJUNTO E DA EDUCAÇÃO


                                                         João Costa





            A Ciência é um instrumento de liberdade. É movida pela  cia? Consigo ler notícias sobre a pandemia que vivemos
            curiosidade dos que não têm medo de fazer perguntas,  sem conhecimento científico? Consigo investir na mi-
            pela inquietude dos que não se conformam com o que  nha própria aprendizagem ao longo da vida sem que as
            já sabem ou com explicações fáceis.                       minhas competências de raciocínio, pensamento crítico,
                                                                      preenchidas com saber científico e tecnológico se de-
            A Ciência tem princípios e métodos que não se compa-      senvolvam? Grandes avanços científicos têm sido feitos
            decem com a emissão de opiniões sem fundamento ou         com bons e com maus efeitos. Desenvolveu-se tecno-
            em premissas sem validade. Perguntar, pesquisar, vali-    logia para matar e para salvar vidas. A Ciência terá mais
            dar, testar, confirmar, permitir a testagem por outros    valor quanto estiver associada a valores que nos defi-
            são alguns dos traços principais do que define o pensar   nem como humanos em desenvolvimento: a coopera-
            cientificamente.                                          ção para a sustentabilidade, a resolução dos problemas
            Popper e Kuhn são a referência para os que, como eu,      globais, a promoção do bem-estar coletivo. Por outras
            gostam de estudar a história das ciências. Ajudam-nos     palavras, educar para as Ciências é melhor, quando em
            a perceber o que são paradigmas e o que são princípios    paralelo se educa para a cidadania ativa e esclarecida.
            inabaláveis de refutabilidade e falsificação. São os que   O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
            nos permitem distinguir a Ciência da pseudociência.
                                                                      estabelece as áreas de competência a desenvolver ao
            Aprender Ciência não é, portanto, apenas saber muitas     longo dos 12 anos de escolaridade. Neles incluem-se
            coisas de cor. Significa saber observar, registar, classifi-  as áreas referidas acima. A possibilidade de experimen-
            car, questionar, formular hipóteses, experimentar, discu-  tação e de desenvolvimento de projetos é potenciada
            tir e interpretar. Nada disto se faz sem conhecimento. A   pelo reforço de autonomia e pela flexibilidade na ges-
            concretização ajuda a compreender e aprofundar esse       tão do currículo. O trabalho conjunto entre filosofia e
            conhecimento. Experimentar, “meter a mão na massa”,       biologia e geologia permite introduzir a reflexão sobre
            é um requisito para a aprendizagem efetiva. A rede de     questões de bioética. O trabalho articulado entre as
            Clubes Ciência Viva não é o resultado de um conjunto      ciências, cidadania e português permite aprofundar li-
            de pequenos clubes, que funcionam ao lado da escola,      teracia científica e literacia dos media.
            mas sim um instrumento importante para o desenvolvi-      Os Clubes Ciência Viva são, assim, recursos para mais e
            mento curricular.
                                                                      melhores aprendizagens e um recurso importante para
            As Ciências não são uma caixa fechada. São chave para a   estimular o ensino experimental das ciências e, conse-
            interpretação e descodificação de muitas questões que     quentemente, o pensamento científico, a criatividade
            nos afetam enquanto humanos e enquanto sociedade.         e o pensamento crítico. São, pois, um instrumento de
            Consigo interpretar as alterações climáticas sem Ciên-    liberdade.

                                                                     8
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13