Escola B√°sica da Quinta da Lomba, Barreiro


Nome do Clube:

Clube Ciência Viva da EB 2,3 de Quinta da Lomba: Experimentarium


Morada:

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Localidade / Concelho / Distrito:

, ,


Descrição:

Como tornar a nossa escola mais sustent√°vel?
√Āreas a abordar: Energia, √°gua, ecossistemas naturais
A√ß√Ķes previstas
Oficinas de Ciência proporcionadas pela fundação EDP. Origem da energia/utilização de energias alternativas
Identificação de deficiências energéticas existentes nos edifícios da escola
Registos de consumos energéticos
Atividades experimentais
As atividades experimentais s√£o capazes de envolver os alunos num projeto que implica saber manusear componentes el√©tricos e t√©cnicas de soldadura, raciocinar e elaborar elementos mec√Ęnicos relevantes para a elabora√ß√£o da atividade bem como apelar √† imagina√ß√£o de um ponto de vista est√©tico.
A√ß√Ķes colaborativas ¬Ė promovidas pelas institui√ß√Ķes parceiras do projeto na √°rea da programa√ß√£o e na √°rea do ambiente, qu√≠mica e inform√°tica e no apoio no desenvolvimento de solu√ß√Ķes.
Circuito de atividades laboratoriais na ESTBarreiro. Participação em atividades de laboratório em aula desenvolvidas de acordo com atividades especificas dos estudantes do agrupamento
¬ďSupermatik¬Ē. Atividade desenvolvida no espa√ßo da ESTBarreiro com o objetivo de estimular o gosto dos alunos pela √°rea disciplinar de matem√°tica, identificando-a como uma √°rea fundamental e presente no dia-a-dia.
Visita de estudo ¬Ė Ao museu da eletricidade ¬Ė Lisboa
Visita a uma central eólica.
Forma√ß√£o ¬ďAutoma√ß√£o e rob√≥tica¬Ē proporcionada pelo IPS.
Construção de um aerogerador caseiro.
Workshop: ¬ďA biodiversidade¬Ē. Dar a conhecer a Biodiversidade do Campus do IPS de Set√ļbal, efetuando o a vista √† Esta√ß√£o da Biodiversidade. Sensibiliza√ß√£o para os ODS.
Saídas de campo: observação de fauna e flora locais_ Estudo dos materiais recolhidos em amostra.
Caracteriza√ß√£o dos ecossistemas: esp√©cies invasoras, altera√ß√Ķes nos padr√Ķes migrat√≥rios (trabalho de campo: observa√ß√£o direta)
Recolha de amostras, observação da avifauna, rotas migratórias, dos ambientes do Sapal
Visita ao Geomonumentos: Pedra da Mua e Lagosteiros_
Visita √† √Ārea Protegida Local: Mata da Machada.


Website:


√Ārea(s) Tem√°tica(s):

Ambiente, Ciências Naturais, Eletricidade, Físico-química, Geografia, Informática, Matemática, Programação, Sustentabilidade


Ano(s) de Escolaridade:

5º Ano, 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano, 9º Ano



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