Escola Básica de Alcanede, Santarém

Nome do Clube:

Ciência na ponta dos dedos

Morada:

Lg. da Feira - Apartado 22, 2025-000

Localidade / Concelho / Distrito:

Alcanede, Santarém, Santarém

Descrição:

O défice em ensino experimental e em cultura científica no agrupamento, levaram-nos a concorrer ao projeto “Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola”. no ano 2018. Desde então têm sido dinamizadas muitas atividades cuja a área de abrangência tem incidido no âmbito da educação ambiental/ sustentabilidade e preservação da biodiversidade, a maioria realizadas para alunos dos 2º e 3º ciclos. Houve no entanto atividades que abrangeram todos os alunos do agrupamento, como a Semana da Ciência e o Dia Mundial da Alimentação.
Atualmente o CCVnE desenvolve em articulação com a Biblioteca Escolar da Escola Sede, o Cantinho da Ciência. Este tem sempre um espaço de exposição semanal com alguma interatividade (desafios, atividades autónomas), sobre os temáticas trabalhadas no Clube e datas comemorativas no âmbito das ciências e da preservação ambiental . Neste espaço, são ainda desenvolvidos 2 tempos semanais, onde os alunos podem realizar atividades práticas/experimentais, orientadas por um professor e sempre relacionadas com a temática da exposição semanal .
Para além do Cantinho da Ciência são desenvolvidas atividades no CCVnE com uma frquência semanal de cerca de 20 alunos, em simultâneo com o Clube do Ambiente, como percursos pedestres, sementeira, manutenção do viveiro de espécies autóctones, monitorização dos ecopontos da escola e do canteiro de espécies nativas polinizadoras ( semeado há pouco), construção hotéis de insetos, reciclagem de papel, reutilização de materiais e realização de atividades no âmbito das Ciências Naturais.
Como coordenadora do CCVnE, este ano letivo já organizei algumas atividades em articulação com os CCV do Alviela e de Constância, nomeadamente, visita de estudo às Pegadas de Dinossauros de Vale de Meios para os 7º anos do agrupamento e Observações noturnas do céu nas duas escolas do 2º/ 3º Ciclos do agrupamento. Estas atividades foram gratuitas para os alunos, sendo financiadas no âmbito do POCH da candidatura de 2019.

Website:

Área(s) Temática(s):