Escola Básica de Vila Nova de Tazem, Gouveia

Nome do Clube:

Clube de Ciência Viva na Escola Básica de Vila Nova de Tazem - CCV 4All

Morada:

,

Localidade / Concelho / Distrito:

, ,

Descrição:

No sentido de concretizar a missão (desenvolver processos eficazes no sentido de promover aprendizagens inclusivas que conduzam os alunos ao sucesso), o PAA privilegia ações que permitem a formação integral dos alunos, incluindo atividades de formação formal, não formal e informal para a formação científica, valorizando as competências do PASEO. Existem Clubes e Projetos de promoção de atividades laboratoriais com vista à consolidação dos saberes adquiridos e ao estímulo para a curiosidade científica, visando o desenvolvimento pessoal e a autonomia dos nossos alunos.
O Clube de Ciência Viva na Escola Básica de Vila Nova de Tazem– Ciência Viva 4 All, com sede na Escola Básica de Vila Nova de Tazem, tem como finalidade proporcionar o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas através de uma articulação pedagógica curricular entre disciplinas, ciclos de ensino, instituições científicas e culturais, de modo a aumentar os níveis de literacia científica dos alunos e promover a aquisição de competências essenciais para o exercício pleno de uma cidadania informada.
No presente ano letivo tivemos no AEG um Clube Ciência Viva (sede em Gouveia), sem atividades direcionadas para o 2.º e 3.º CEB.
A instalação de um novo Clube Ciência Viva no nosso Agrupamento (CCV 4All) visa enriquecer e ampliar as atividades deste projeto, alargando o seu espetro de aplicação/intervenção aos alunos dos ciclos referidos ao longo do ano, e não só em eventos pontuais, permitindo a dinamização de um clube integrador de vários saberes (Artes, Astronomia, Física, Química, Matemática, Sustentabilidade,...), bem como a dinamização de projetos de cariz trans/interdisciplinar, devidamente enquadrados e planificados por ano de escolaridade, numa abordagem STEAM, contribuindo para a literacia científica, humanista e tecnológica dos alunos, comunidade educativa e comunidade local, onde o AEG se integra. O AEG se faz a ligação entre a escola sede e as restantes escolas, através da Ciência.

Website:

Área(s) Temática(s):