Escola Básica José Cardoso Pires, São Brás, Amadora


Nome do Clube:

Scientia vulgaris


Morada:

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Localidade / Concelho / Distrito:

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Descrição:

Dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência indicam que os alunos optam menos por áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, etc...
O Clube _Scientia vulgaris_ pretende propiciar aos alunos atividades com base numa metodologia de Inquiry-Based Science Education (IBSE) que enfatiza a curiosidade e a observação, seguida pela resolução de problemas e experimentação. Pretendemos desafiar os alunos a dar um passo em frente planificando e realizando eles próprios as experiências científicas. Ao proporcionar condições aos alunos para experimentar, o Clube está verdadeiramente a garantir condições para aprendizagens, que contribuirão para a compreensão do mundo que os rodeia. Escolhemos para trabalhar, temáticas que vão ao encontro dos ODS. Pretendemos que os nossos alunos estejam preparados para responder às transformações que ocorrem no mundo. Para isso, é fundamental que estes sejam preparados para agir com cidadania, de maneira a compreender as questões científicas e tecnológicas, cada vez mais presentes no quadro mundial, bem como interferir positivamente na comunidade da qual fazem parte. Acresce a necessidade de agir criticamente, emitir opinião, perceber que fazem parte do ambiente e que nele podem provocar transformações. Os temas que iremos desenvolver estão relacionados com a importância da preservação do espaço exterior da escola e meio envolvente: Biodiversidade - identificação de espécies nativas, exóticas e invasoras/ importância dos insetos polinizadores e aves para o enriquecimento do ecossistema_ Água - estudar a água que corre nas ribeiras da Amadora, em particular, na ribeira da Falagueira, que passa ao lado da escola e a influência das hortas urbanas envolventes na qualidade da mesma (envolvimento da comunidade)/ estudar o impacto da construção do Aqueduto das Águas Livres no desenvolvimento urbanístico da Amadora_ Solos - caracterização e classificação do solo das hortas (rocha mãe)_ Importância da proteção e preservação do oceano.


Website:


Área(s) Temática(s):

Ambiente, Ciências Naturais, Físico-química, Geografia, História, Matemática, Saúde, Sustentabilidade, Mar e Oceanos


Ano(s) de Escolaridade:

4º Ano, 5º Ano, 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano, 9º Ano



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