Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso, Telões, Amarante

Nome do Clube:

planetAmadeo

Morada:

,

Localidade / Concelho / Distrito:

, ,

Descrição:

Espera-se, com o projeto “planetAmadeo”, contribuir para o incremento da literacia científica dos alunos, ajudando-os a compreender e a tomar consciência do lugar que ocupam no Universo, no planeta Terra, na sua cidade e, por último, na própria escola.
Para tal, desenvolver-se-á um conjunto de atividades que permitem uma exploração mais abrangente, transversal e lúdica do currículo, contemplando as aprendizagens de diversas disciplinas, mas tendo como principal linha de orientação o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Essas atividades dividem-se em: planetAmadeo no Universo_ planetAmadeo em Amarante e planetAmadeo na minha escola. Pretende-se que os alunos entendam a importância das suas ações e da respetiva repercussão não só no espaço que lhes é próximo e familiar, mas também no equilíbrio de todo o Planeta.
O projeto foca-se no trabalho experimental e no trabalho laboratorial, tirando proveito, para tal, dos equipamento e materiais disponíveis, mas também do espaço exterior da escola que permite aos alunos explorar aspetos relacionados com a natureza. As áreas temáticas exploradas, preferencialmente serão: Ambiente, Sustentabilidade, Astronomia, Físico-Química e Ciências da Natureza.
As atividades propostas serão desenvolvidas em articulação com outras estruturas da escola, nomeadamente com o projeto Eco Escolas, e com as disciplinas do currículo, sempre que tal for proveitoso para os alunos.
O produto do trabalho realizado pelos alunos que frequentam o clube será divulgado aos restantes através de vários meios se afigurem adequados, em cada caso.
Este clube será, à semelhança de outros existentes no Agrupamento, um espaço de abertura à comunidade local. Para fomentar esta dinâmica estabeleceu-se um protocolo com o Centro de Investigação de Astronomia / Astrofísica da Universidade do Porto e continuar-se-á a desenvolver um trabalho próximo com outras entidades como, por exemplo, a Câmara Municipal de Amarante, a CENASEF, etc...