Numa parceria com o Planetário do Porto, Centro de Ciência Viva, os alunos tiveram a oportunidade de manipular placas metálicas, que já estiveram montadas nos telescópios do SDSS, Sloan Digital Sky Survey. Cada placa representa uma pequena área do Universo, que foi estudada pelo telescópio e onde estão registados, através de pequenos furos, cerca de 800 astros, como galáxias, estrelas e quasares. A cada um destes furos corresponde um conjunto de coordenadas, que permitem aceder a informações específicas de cada astro através da aplicação Navigator, presente na página do SDSS. Depois de uma pequena pesquisa sobre alguns dos astros, as docentes de Físico-química propuseram que cada aluno, idealiza-se uma constelação a partir de 30 dos pontos, identificados como os mais brilhantes, na região do espaço a que correspondia a placo o entusiasmo, foi também solicitado que cada aluno contasse / produzisse uma pequena história que envolvesse a constelação criada.
Faltava agora recriar na placa as constelações! Foi necessário a identificação dos 30 pontos mais brilhantes, no conjunto dos 800 furos. Chega a hora da Matemática, a partir das coordenadas X e Y de cada astro, identificaram-se todos pontos. Recriaram-se na placa algumas das constelações.