Só poderemos preservar a biodiversidade local se a conhecermos e compreendermos o seu valor. É neste pressuposto que o projeto Marka assenta, dar a conhecer aos alunos do Agrupamento AECCB a biodiversidade do Concelho de Famalicão. Graças ao nosso parceiro neste projeto, Parque da Devesa, esta tarefa é facilitada. Esta semana foi a vez dos alunos do 5ºano visitarem o Parque da Devesa, onde a Engenheira Lia apresentou as espécies de andorinhas e andorinhões que visitam o nosso país. Falou, particularmente, do andorinhão pálido (Apus pallidus) que sensivelmente a partir do mês de março visita o nosso concelho e nidifica nos corredores do edifício da câmara municipal. O andorinhão pálido (Apus pallidus) passa a vida a voar. Caça, bebe, dorme e acasala a voar! Adaptou-se de tal forma ao voo que as suas patas são pouco desenvolvidas (daí a origem do nome - sem pés) e quando colocado no chão, não consegue levantar voo. São um pouco mais escuros e maiores que as andorinhas, com os quais facilmente se confundem por se tratar de um exemplo de evolução convergente. Em Famalicão surge uma colónia que está a ser estudada por biólogos e investigadores para se saber mais sobre estes voadores exímios.