No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10º ano pesquisaram sobre a tradição da seca do peixe na Nazaré, nomeadamente as técnicas artesanais utilizadas e posteriormente desenvolveram uma atividade experimental investigativa acerca dos fatores com maior impacto na conservação do peixe. Cada grupo de trabalho partiu de uma dada questão-problema e desenvolveu todo o processo investigativo, desde a identificação das variáveis (independentes e dependente), hipóteses, planeamento experimental, registo de resultados, análise e interpretação de resultados, conclusões. Todos os grupos trabalharam com a mesma variável independente: concentração em sal da salmoura utilizada na lavagem dos peixes, tendo as variáveis dependentes variado com o grupo de trabalho. Foi estudada a conservação: (a) de peixes abertos em ambiente arejado e não arejado; (c) de peixes fechados em ambiente arejado e não arejado. Pretendeu-se, assim, que os alunos aplicassem o conceito de osmose, desenvolvessem capacidades dos processos científicos (observação, registos, formulação de questões-problema, hipóteses, planeamento experimental, análise e interpretação de resultados, reflexão crítica e comunicação) e também atitudes associadas a esses processos científicos como atitude interrogativa, perseverança, rigor, cooperação.