Foi eleito um troço do rio na zona de rápidos e numa primeira fase listados os microhabitats. O repto de entrar na água, lançado pela equipa universitária, foi prontamente abraçado pelos alunos que, entusiasmados e bem equipados, lançaram mãos à obra e, em conjunto, recolheram uma variedade de macroinvertebrados, tais como Barqueiros d’água, Efémeras, Alfaiates, Peixes, Libelinhas, Tricópteros e muito mais.
Após identificação e registo dos macroinvertebrados recolhidos, os alunos avaliaram a qualidade da água utilizando o índice de Collins. No sentido de promover a biosustentabilidade todos os macroinvertebrados recolhidos foram novamente devolvidos ao rio. Esta atividade ao ar livre potenciou os sentidos, a curiosidade e o espírito científico e ecologista de todos os alunos que nela puderam participar.
Foi uma atividade muito apreciada pelos alunos, onde o entusiasmo foi uma constante ao longo desta manhã. Alguns alunos, após esta experiência, referiram que queriam ser biólogos, o que encoraja à realização de futuras actividade de campo.