Inicialmente os alunos foram desafiados a investigar acerca das características geomorfológicas da zona, de modo a poderem perceber a formação de reservas de água superfíciais no polje, durante os meses de inverno. De seguida foram-lhes indicados quais os instrumentos tecnológicos/ plataformas digitais a que poderiam aceder para obterem dados (neste caso, fotografias de satélite) que lhes permitissem avaliar alterações nos níveis de água no polje. Os alunos optaram pela utilização do website "Sentinel Playground", o qual exploraram, tendo conseguido obter fotografias de satélite da zona em causa, fotografias essas referentes aos últimos 6 ou 7 anos, que lhes permitiram tirar algumas conclusões acerca da variação no nível de água superfícial neste período de tempo. Em seguida os alunos fizeram uma saída de campo ao polje, acompanhados por uma docente do clube de ciência viva do agrupamento, por uma técnica/guia do centro de Ciência Viva do Alviela e por um investigador da área da ecologia da Universidade de Coimbra. Desta forma, os alunos tiveram contacto direto com a biodiversidade do polje, ficando a conhecer algumas das espécies únicas deste local, como por exemplo: o sapinho das verrugas verdes e o camarão - fada, bem como o impacto que teria nestas espécies (e no no geral da flora e fauna local), a alteração dos níveis de água nesta zona Ramsar. Assim, os alunos puderam contactar diretamente com uma evidência local do impacto das alterações climáticas, o que os levou posteriormente à ideia de fazerem uma campanha de sensibilização a nível da população do concelho, acerca da utilização sensata da água e da proteção das reservas de água. Esta campanha de sensibilização encontra-se ainda em estudo.