Primeiro, os alunos decidiram em qual grupo internacional eles queriam participar.
Assim, durante a nossa primeira reunião geral de grupo grande, os alunos e professores conheceram sua equipa. Conversamos um pouco sobre o que eles pretendiam fazer sob o tema das mudanças climáticas.
Desta forma, o trabalho do grupo de Geógrafos foi baseado na metodologia de trabalho do projeto, baseado em duas questões iniciais:
1ª: As mudanças climáticas são um fenómeno recente?
Fomos investigar se as mudanças climáticas são recentes, se são exclusivas do antropocénico, se o ritmo das alterações está a mudar, ...
Os alunos escolheram o continente que em que queriam aprofundar os seus estudos e, assim, formaram subgrupos internacionais. Foi usado o ICT Trello para compartilhar os resultados das investigações com o grupo. Como produto final, cada subgrupo fez um cartaz para ser exibido na escola de cada parceiro. Ao nível do projeto, usamos o ICT Padlet.
2ª: Que consequências temos como resultado das mudanças climáticas que ocorrem a uma taxa muito mais rápida do que seria esperado?
Como as nossas atividades da vida diária são influenciadas pelas mudanças que são sentidas, os alunos escolheram quais mudanças do clima têm maior impacto ou mais os preocupam.
Como produto final, criamos uma nuvem de palavras usando o ICT Wordart e o disseminamos para os outros grupos através do ICT Linoit.
Os produtos finais foram reunidos em um livro usando o ICT BookCreator.
No entanto, os alunos queriam ir mais longe e queriam saber se os problemas globais teriam diferentes impactos humanos e como eles poderiam ser reduzidos.
Os alunos escolheram temas de trabalho de acordo com seus interesses e curiosidade pessoal.
Foram trabalhados aspectos muito diferentes, desde política ambiental na UE, proteção da biodiversidade, gestão de bens comuns (oceanos e Antártica), guerras pela água, capacidade de carga da Terra e, como estudantes de áreas urbanas, ficaram curiosos saber reduzir o metabolismo urbano e quais são as vantagens de ser considerado "Smart Cities". Investigaram também se o grau de desenvolvimento afetou o desempenho ambiental. Para tal, foi realizado um estudo de caso: Brasil-Japão.
O produto final produzido foi um PPT com o respectivo guião de apresentação. Os alunos apresentaram suas conclusões à turma e promoveram um tempo para reflexão e debate. Alguns trabalhos foram apresentados a outras turmas e a outra escola de um concelho próximo.
Eles também realizaram um peddy-paper sobre consumo sustentável, aplicado a estudantes mais jovens (11 a 12 anos).
O trabalho realizado mostra que os alunos foram capazes de:
Compreender: a importância da comunidade internacional na gestão de bens comuns;
Refletir sobre:
- o uso adequado de recursos globais essenciais;
- problemas na gestão de recursos comuns, como os oceanos e a Antártica;
- a necessidade de repensar o crescimento econômico a partir de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Debater:
- situações concretas que podem afetar a segurança mundial;
- capacidade de sustentabilidade de grandes aglomerações urbanas;
- adoção de soluções alternativas adequadas.
Em suma, acredito que o projeto motivou os alunos para a necessidade de enfrentar as mudanças climáticas, tornando-os mais conscientes, participativos e interventivos sobre seu papel como cidadãos em um mundo globalizado.
Think global - Act local!