No âmbito das tradições associadas à utilização do sal na conservação dos alimentos, os alunos do 2.º ciclo questionaram-se acerca de como este era produzido, efetuaram pesquisas e desenvolveram um protocolo experimental para a simulação da sua produção natural. Em ensaios preliminares, produziram sal a partir de soluções de diferentes concentrações de sal de cozinha, colocadas numa estufa com temperatura controlada. Reforçaram as noções de solução, solvente, soluto, solúvel, solução saturada, e familiarizaram-se com técnicas e instrumentos de medição de volume e de massa. Numa segunda fase, produziram sal a partir de amostras de água do mar recolhidas na Praia de Caxias. Experimentaram as técnicas de decantação e de filtração. Constataram a importância da matemática, e em particular, da estatística, assim como, a necessidade de aumentar o número de réplicas, no tratamento dos resultados experimentais para a determinação de parâmetros como a densidade da água e a salinidade. Os alunos foram ainda surpreendidos com a geometria dos cristais de halite obtidos, que puderam observar com recurso à lupa binocular. Ficou por se averiguar a influência da temperatura na cristalização do sal marinho e levantaram-se questões relacionadas com os fatores que influenciam os parâmetros determinados para a água do mar.