O Projeto Rio é Vida, inserido no Projeto Rios, surgiu como uma estratégia inovadora no ensino-aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais e ao mesmo tempo possibilitou uma contextualização de várias áreas curriculares. Para se proceder à avaliação foi ponderado o seguinte: o trabalho desenvolvido pela equipa_ os contributos das parcerias_ o trabalho desenvolvido pelos alunos. Em relação ao trabalho desenvolvido pela equipa, verificou-se uma grande interação e cooperação na partilha de ideias e na procura de soluções para atingir os objetivos do Projeto. Este trabalho de equipa foi fundamental para visualizar e organizar as sequências de ações necessárias para atingir os objetivos/metas e estimar prazos e recursos requeridos. No trabalho desenvolvido com os alunos estudou-se a problemática através de uma ação investigativa e de intervenção. Assim, a aprendizagem resultou de um conjunto de atividades de investigação. Pretendeu-se desenvolver espírito crítico, operações mentais de observação, procura de informação, autonomia, iniciativa pessoal, análise, síntese e exploração. Este projeto funcionou como uma alfabetização à investigação científica. O papel dos professores foi especialmente orientado para a criação do espírito de equipa de investigação: vigiaram o rigor, orientaram o método e apoiaram o tratamento dos dados recolhidos.