Os alunos efetuaram a observação de sementes à lupa. Pretendeu-se ainda, investigar alguns dos fatores do meio necessários à germinação e ao desenvolvimento de sementes de salsa, em caixa de Petri, seguindo protocolos experimentais, com controlo de variáveis, para a testagem das hipóteses formuladas pelos alunos.
- Influência da água
Testou-se o efeito da rega regular, reconhecendo a imprescindibilidade da água no desencadeamento do processo germinativo.
- Influência da luz
Comparam-se as condições de obscuridade, meia luz e luz plena, não havendo diferenças significativas na taxa de germinação, mas com impacto no desenvolvimento das plântulas. Os resultados pouco conclusivos desencadearam a discussão acerca da adequação e manutenção das montagens realizadas.
- Influência da temperatura
Testaram-se três temperaturas na germinação das sementes, deixando-as, ou no frigorífico, ou numa estufa a 26 ºC, ou à temperatura ambiente. Os resultados foram de encontro às previsões. Reparou-se no excesso de humidade no frio, despoletando-se a reflexão sobre este fenómeno.
- Influência do oxigénio
Testou-se a disponibilidade de oxigénio, tendo-se colocado sementes a germinar num sistema de campânula fechada, onde o oxigénio havia sido consumido na combustão de uma vela colocada no seu interior. Não se observaram diferenças nos resultados obtidos nos sistemas aberto e fechado, havendo, no entanto, também maior disponibilidade de água no fechado, como expectável.
Já em substrato universal, os alunos tiveram oportunidade de acompanhar o processo de germinação e desenvolvimento da salsa, responsabilizando-se pelo seu cuidado, levando, no final do ano letivo, os pequenos exemplares para casa.

Registo da atividade