Escola Secundária Jacôme Ratton, Tomar

Benvindo ao clube
Escola Secundária Jacôme Ratton, Tomar!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Colónia de Alfazema

Data de início: 15-03-2019

Data de fim: 18-03-2019

Nesta atividade preparámos uma colónia caseira de flor de alfazema através de um método simples, a maceração de flores secas de alfazema com álcool etílico (etanol) durante 3 a 4 dias, seguindo-se a filtração da mistura e a recuperação do líquido filtrado, que constitui a colónia. Para preparar esta colónia também se podem utilizar flores secas de lavanda, que são muito semelhantes às flores de alfazema, tanto em aspeto como em cheiro, no entanto trata-se de plantas diferentes, embora por vezes haja alguma confusão entre as duas.

Acidez dos solos

Data de início: 07-03-2019

Data de fim: 07-03-2019

Nesta atividade determinamos o valor de pH de várias amostras de solo, dissolvendo uma porção de solo em água destilada e testando com papel indicador universal. O pH, ou seja, o grau de acidez, é um dos fatores que afeta a fertilidade de um solo. Se os solos são muito ácidos ou muito básicos, as plantas têm dificuldade em obter todos os elementos necessários ao seu desenvolvimento. Se os solos forem muito ácidos, as plantas terão dificuldade em obter azoto, potássio e fósforo, e se forem muito básicos, as plantas terão dificuldade em obter elementos como o ferro, cálcio, entre outros.

O Tabuleiro - Símbolo do nosso Clube

Data de início: 20-01-2019

Data de fim: 23-05-2019

O Tabuleiro elaborado com flores produzidas a partir de embalagens de plástico reutilizado passou a ser o símbolo do Clube de Ambiente e Património da nossa Escola. Este Tabuleiro representa bem a filosofia subjacente às atividades do nosso Clube, que procura informar e sensibilizar para os valores naturais e patrimoniais, em prol de uma sociedade mais sustentável e da preservação do nosso planeta.

Reutilização de Plásticos

Data de início: 20-01-2019

Data de fim: 23-05-2019

No âmbito da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 10ºE da Escola Jácome Ratton desenvolveram no Clube de Ambiente e Património um projeto de Educação Ambiental focando o tema da reciclagem e reutilização de plásticos.

Morada da escola:
Avenida D. Maria II
Código Postal da escola:
2300435
Localidade:
Tomar
Telefone da escola:
249310050
Website da escola:
Áreas temáticas do clube:
As atividades dinamizadas e apoiadas no âmbito do Clube enquadram-se, principalmente, nas temáticas seguintes; 1. Poluição ambiental (solos, água e ar) 2. Tecnologias sustentáveis e remediação ambiental 3. Reciclagem, reutilização e redução de resíduos 4. Biodiversidade e conservação do património natural 5. Alterações climáticas 6. Utilização sustentável dos recursos 7. Preservação e divulgação do património natural e cultural 8. Saúde Ambiental
Público Alvo do clube:
Toda a comunidade escolar.