Escola Básica de Cristelo, Paredes

Benvindo ao clube
Escola Básica de Cristelo, Paredes!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Actividade

_Dia Mundial da Saúde 2020: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década (2020-2030), adaptada à pandemia por COVID-19_

Data de início: 15-04-2020

Data de fim: 08-05-2020

Os promotores de saúdo do Agrupamento de escolas de Cristelo aceitaram o desafio do Conselho Nacional de Saúde, que consistia no envia do testemunho em vídeo que respondesse às seguintes questões: - No contexto atual de pandemia pela COVID-19, o que posso fazer pela minha saúde e bem-estar, bem como pela saúde e bem-estar da minha família, amigos e comunidade? . Como a pandemia afeta a minha liberdade e a dos outros? . Como vão ser as nossas vidas e como vai ficar o mundo após a pandemia?

FEIRA QUINHENTISTA DE SOBROSA

Data de início: 11-10-2019

Data de fim: 16-10-2019

FEIRA QUINHENTISTA DE SOBROSA O Agrupamento de Escolas de Cristelo participa e colaborou na organização das comemorações dos 500 anos do Foral da Vila de Sobrosa.

Comemoração do dia Mundial da Alimentação

Data de início: 16-10-2019

Data de fim: 16-10-2019

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO O dia foi assinalado pelo PESES no Agrupamento de Cristelo - sob o mote ''5 frutas/hortícolas por dia'', contou com a colaboração do grupo de Jovens Promotores de Saúde e voluntários do GPS, além da divulgação dos trabalhos ''Eu sou... eu vou...'' elaborados em RIC1.

Comemoração do dia da Terra

Data de início: 22-03-2020

Data de fim: 22-03-2020

O Desafio "A Terra nas nossas mãos" consiste em decalcar a mão numa folha de papel, desenhar ou preencher com recortes de revistas de forma a preencher a área da nossa mão com elementos relativos à definição da terra (animais, plantas, ecossistemas, etc), do lado escrever um poema, música, compromisso, etc e partilhar nas redes sociais e aqui, com as seguintes indicações: #ecoescolas, #ecoescolasficaemcasa,#ecoescola_paredes.

Sessões de sensibilização ambiental

Data de fim: 26-06-2020

Organização de saídas com alunos envolvendo sempre que possível a comunidade local na sinalização e posteriormente limpeza de ribeiras e terrenos nas imediações das escolas do agrupamento. Palestra de sensibilização sobre a necessidade de reciclar e outro tipo de questões ambientais

Comemoração do Dia Mundial do Solo

Data de início: 05-12-2019

Data de fim: 05-12-2019

O Dia Mundial do Solo verifica-se a 5 de dezembro. Este dia foi criado em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica do solo para a humanidade. O Dia Mundial do Solo é uma oportunidade única para refletir sobre o tratamento humano que este recurso natural finito recebe. Na exposição que o agrupamento realizou bem como nas diversas sessões que decorreram neste dia, foram abordados temas como as funções do solo e sua importância de entre as quais se pode destacar: Proporcionar a alimentação humana Conservar a biodiversidade Reduzir o impacto das mudanças climatéricas Proteger as águas subterrâneas e superficiais

Actividade

Construção e exploração da vida de um charco

Data de início: 16-10-2019

Data de fim: 26-06-2020

Esta atividade pretende incentivar a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Cristelo a descobrir, valorizar e investigar os charcos e a sua biodiversidade. Para tal, os alunos de 2º, 5º, 7º e 8º anos do agrupamento serão convidadas a realizar um conjunto de actividades de exploração científica e pedagógica, que visam contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância destes habitats, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e local para a preservação dos charcos enquanto reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos.

Marcação/criação de novo trilho na ECOVIA do Agupamento de Cristelo

Data de fim: 26-06-2020

Criação de trilhos/percursos para a ecovia e demarcação e sinalização dos diferentes trilhos com inauguração marcada para 15 de junho de 2020. https://www.facebook.com/DuasIgrejasPRD/photos/a.1426928470946803/2112265455746431/?type=3&theater

Referenciais de Integração Curricular (RIC4) - Jogos Olímpicos 2040

Data de início: 28-10-2019

Data de fim: 26-06-2020

Para assinalar a conclusão de cada turno (ciclo de 8 semana) _ ​Referenciais de Integração Curricular (RIC4)​ - Jogos Olímpicos 2040", o Agrupamento organizou uma sessão/palestra para os alunos que frequentam o RIC4. Nestas sessões são convidados atletas olímpicos portugueses. Estas sessões contam com a presença e colaboração do Comité Olímpico de Portugal, através do Programa de Educação Olímpica.

Clube Ciência Viva _ Os Pequenos Cientistas

Data de fim: 26-06-2020

As atividades decorrem uma vez por semana, para cada uma das turmas do Jardim de Infância da escola EB de Sobrosa, na sala do Clube de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Cristelo. Cada atividade tem a duração de aproximadamente 30 min.  Introdução à atividade com abordagem ao quotidiano dos alunos ou com recurso a uma história do livro” Pequenos Cientistas”  Exploração das ideias prévias das crianças  Discussão do tema e necessidade de “experimentar”  Levantamento de hipóteses  Registo da atividade (em grupo ou individual).  Sistematização (na sala com a Educadora ou na sess seguinte).

Clube Ciência Viva _ Cientista de Palmo e Meio

Data de início: 13-09-2019

Clube Ciência Viva _ Cientista de Palmo e Meio

As atividades decorrem uma vez por semana, para cada uma das turmas por turnos (1º Turno: 1º e 2º anos e 2º Turno: 3º e 4º), na sala Clube de Ciência Viva e/ou cozinha pedagógica de cada centro escolar. Na Escola Básica de Sobrosa, as atividades funcionam no período da tarde das terças-feiras, e na Escola Básica de de Duas igrejas funciona no período da tarde das quintas-feiras.  Cada atividade tem a duração de aproximadamente 30 minutos.  Exploração das ideias prévias dos alunos.  Discussão do tema  Levantamento de hipóteses  Registo da atividade (em grupo ou individual).  Sistematização (na sala com a professora titular ou na sessão seguinte e articulando com conteúdos de outras áreas) Ver: https://clubecienciascristelo.wordpress.com/recursos/

Clube Ciência Viva na Escola de Cristelo

Imagem representativo dos projetos/ atividades envolvidos e dinamizados no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola, no Agrupamento de escola de Cristelo, bem como os Parceiros deste Projeto.

Data de início: 02-03-2020

Data de fim: 06-03-2020

Em 2013 a ONU proclamou o dia 3 de março como ONU WORLD WILDLIFE DAY para promover a importância da flora e fauna selvagem do planeta. O Agrupamento de Escolas de Cristelo decidiu juntar-se a esta iniciativa e criou uma exposição interativa aberta a toda a comunidade onde foi explorado a importância individual dos serves vivos no ecossistema onde estão inseridos.

Comemoração do dia Internacional da Vida Selvagem

O Agrupamento de Escolas de Cristelo comemorou o Dia internacional da Vida Selvagem, com uma exposição interativa. Pretendeu-se com esta iniciativa desenvolver os mesmos objetivos do enquadram deste dia criado em 2013 pela ONU e que são celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens de animais. Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. Esta iniciativa decorreu durante toda a semana e contou com o apoio da autarquia de Paredes, Refira-se que estas atividades foram inscritas no site oficial do Dia Mundial da Vida Selvagem e podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.wildlifeday.org/content/events. Até ao momento, Paredes é um dos dois Municípios em Portugal que aderiu à valorização deste dia e que divulgou as suas actividades.

Morada da escola:
R. Dr. Adriano Magalhães, n.º 201