Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira, Lousada

Benvindo ao clube
Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira, Lousada!

Filtros:

Actividades Notícias Recursos

Astronomium

Data de início: 13-05-2020

Ao explorar o ASTRONOMIUM o visitante descobre o universo, o funcionamento dos instrumentos utilizados em astronomia, o sistema planetário e finalmente os conceitos científicos envolvidos na exploração do espaço, utilizando a "Trignometria do Universo" com a participação dos alunos do Secundário e a utilização do Telescópio do Clube de Ciência Viva. https://www.zooniverse.org/projects/clubecienciavivaaemariofonseca/astronomium

Recurso

Parcerias com Protocolo

Para levar o Clube de Ciência Viva da concepção à realidade, é fulcral o apoio do Programa Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A associação de outras entidades de natureza pública ou privada às atividades do Clube de Ciência Viva contribuirá para o desenvolvimento da educação científica na área de implantação do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. Protocolos Celebrados com o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, a Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto, o Planetário – Centro de Ciência Viva do Porto, o CATIM – Centro Tecnológico, o BIOLOUSADA da CM Lousada e a AREAL Editores.

A Fábrica dos Nutrientes

Data de início: 10-01-2020

Data de fim: 10-01-2020

Atividade experimental no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde. Propomos uma viagem pelo mundo da indústria alimentar e da biotecnologia. Os visitantes terão a oportunidade de contactar com alguns processos de transformação e de conservação dos alimentos como, por exemplo, a destilação, a fermentação e a pasteurização.

Actividade

À descoberta de um universo novo

Data de início: 01-11-2020

Data de fim: 30-11-2020

Atividade experimental no Planetário do do Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Domínios das Aprendizagens Essenciais de Ciências da Natureza. À descoberta do ambiente natural À descoberta das inter-relações entre espaços À descoberta dos materiais e dos objetos Ciência e Tecnologia

O QUE SE ESCONDE NO CEU

Data de início: 01-11-2020

Data de fim: 30-11-2020

Atividade experimental do Planetário do Centro de Ciência Viva de Vila do Conde na AE Dr. Mário Fonseca, Lousada. Com a sensação que pilotamos uma nave espacial, com o auxílio do telescópio, iremos observar o Sol e, assim, constatar a sua verdadeira cor. A finalizar e literalmente em cima do Sistema Solar, daremos liberdade à nossa expressão artística.

Dia do Agrupamento no Parque Dr. Mário Fonseca, Lousada

Data de início: 30-05-2019

Data de fim: 30-05-2019

Insectos no Parque 2018-2019 Oportunidade de se observar e estudar um ecossistema complexo, “escondido” dos nossos olhos, constituído por uma grande diversidade de organismos unicelulares e multicelulares que ocupam os diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.

Morada da escola:
Rua do Jogo da Bola
Código Postal da escola:
4620460
Localidade:
Nogueira
Website da escola:
Áreas temáticas do clube:
O QUE SE ESCONDE NO CÉU - 1.º Ciclo 2019/2020 À DESCOBERTA DE UM UNIVERSO NOVO - 2.º ciclo 2019/2020 A TRIGONOMETRIA DO UNIVERSO II / DESCOBRIR COM O ADN/BEBÉS PROVETA- Ensino Secundário 2019/2020 A FABRICA DE NUTRIENTES - 3.º Ciclo 2019-2020 O MUNDO AO MICROSCÓPIO - 1.º, 2.º e 3.º Período 2018/2019
Público Alvo do clube:
Projecto de Experimentação Científica dirigido a alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Secundário e Profissionais
Descrição:

Clube Ciência Viva é um conceito de valorização da componente experimental no ensino das Ciências. Temos como objetivo sensibilizar os jovens, e a comunidade do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca em geral, para o reconhecimento da importância das Ciências. Esta área é essencial para o futuro das novas gerações. O Clube Ciência Viva é um projeto único e entusiástico, pretendemos criar um espaço laboratorial modular, adaptável a várias tipologias, com o objetivo da formação diferenciada para cada ciclo de ensino do nosso agrupamento.

A nossa missão do Clube de Ciência Viva é a valorização da componente experimental no ensino das Biogeociências.

Temos como objetivo sensibilizar os jovens, e por seu intermédio a comunidade do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, para o reconhecimento da importância das Biogeociências. Esta área é essencial para o futuro das novas gerações e pode servir como novo modelo de desenvolvimento do país.

Um Clube inovador de experimentação científica

Novo conceito no ensino experimental das Ciências

Projeto inovador de Atividades Laboratoriais adaptadas às Aprendizagens Essenciais, de acordo com as Articulações Verticais e Horizontais

O programa de atividades do Clube de Ciência Viva desenvolver-se-á em três vectores nucleares:

Demonstração – que inclui atividades de divulgação cientifica e de iniciação à experimentação destinados aos alunos do ensino pré-escolar, básico, secundário e profissional.

Experimentação – no qual se inserem Sessões Experimentais destinadas aos alunos do ensino básico, secundário e profissional

Extensão – composto por Oficinas Experimentais orientadas para crianças dos 6 aos 12 anos.